Mercado liberalizado cresce. EDP lidera

  • Rita Atalaia
  • 20 Dezembro 2016

A elétrica continua a defender a sua posição enquanto principal operador no mercado livre. O consumo também está aumentar num mercado que já conta com quase cinco milhões de clientes.

A EDP Comercial manteve a sua posição enquanto principal operador no mercado livre, mantendo a sua quota em termos de consumo apesar de uma ligeira redução no número de clientes métrica na qual a Goldenergy foi a única a crescer. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revela que este mercado já tem quase cinco milhões de clientes.

“Em outubro de 2016, a EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (85% do total de clientes) e em consumos (cerca de 46% dos fornecimentos no mercado livre). Face a setembro de 2016 a sua quota manteve-se em consumo, mas retraiu-se em 0,1 pontos percentuais em número de clientes”, explica o regulador no relatório sobre o mercado liberalizado de eletricidade.

EDP tem 85% dos clientes no mercado

eletricidade
Fonte: ERSEERSE

Entre as outras comercializadoras, a ERSE acrescenta que apenas a Goldenergy aumentou a sua quota em termos de clientes em 0,2 pontos percentuais. As outras fornecedoras mantiveram praticamente as suas quotas de mercado: a Galp com 5,6%, a Endesa nos 3,5%, a Iberdrola com 2,2%, GN Fenosa nos 0,8% e a Ylce a deter 0,2%.

“O mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 4,7 milhões de clientes em outubro, com um crescimento líquido de cerca de 24 mil clientes face a setembro de 2016, o que representa um crescimento de aproximadamente 10% face ao homólogo”, acrescenta a ERSE.

O regulador refere que a “quase totalidade dos grandes consumidores está já no mercado livre, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em setembro cerca de 81% do consumo total do segmento, face aos 74% registados no mês homólogo”.

“Em termos de consumo, registou-se um aumento de 103 GW face a setembro para 40 185 GW, o que representa um acréscimo de 0,3% face ao mês anterior e de cerca de 2% face ao homólogo”, explica a ERSE, acrescentando que o consumo no mercado livre representa mais de 91% do consumo total registado em Portugal continental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado liberalizado cresce. EDP lidera

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião