Isabel dos Santos confirma pedido para reforçar no BCP

  • ECO e Lusa
  • 1 Dezembro 2016

A empresária angolana solicitou ao BCE a autorização para aumentar a posição. Pode superar os 20% no capital do banco que agora tem como maior acionista a Fosun.

A presidente da Sonangol, Isabel dos Santos, confirmou hoje que a petrolífera angolana pediu um reforço da participação no capital do banco português Millennium BCP, cujo maior acionista é agora o grupo chinês Fosun.

Isabel dos Santos falava em Luanda, em conferência de imprensa realizada na sede da empresa para abordar o momento difícil, em termos financeiros, que a petrolífera estatal angolana atravessa, fruto da quebra nas receitas.

“A participação da Sonangol no banco Millennium BCP continuará e foi efetuado um pedido de reforço da participação da mesma“, disse a presidente do conselho de administração da petrolífera angolana, sem concretizar valores.

A 9 de novembro, ainda antes da entrada da Fosun no capital do banco liderado por Nuno Amado, o ECO revelou essa mesma intenção. A Sonangol apresentou um pedido formal ao BCE para ter mais de 20% do capital do BCP.

A Fosun chegou a acordo para ficar com 16,7% do capital, mostrando disponibilidade para aumentar esta posição até 30%. Após esta posição, a Sonangol ficou com 14,87% do capital e, conjuntamente com a Inter-Oceânico (1,7%), os angolanos ficam com uma posição conjunta de 16,5%, quase idêntica à da Fosun.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel dos Santos confirma pedido para reforçar no BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião