PSD quer limitar salários dos gestores da CGD

Sociais democratas querem repor obrigações de transparência na Caixa, a exemplo do que acontece com outros gestores públicos.

O PSD está a preparar uma iniciativa legislativa com o objetivo de repor limites aos salários de gestores na Caixa Geral de Depósitos e que corrija a lacuna que existe na lei atual que permite que os novos administradores do banco público não apresentem declarações de rendimentos ao Tribunal Constitucional, à Inspeção Geral de Finanças e à PGR. A notícia está a ser avançada pelo Expresso que cita fonte autorizada da bancada parlamentar do PSD.

O PSD entende que a obrigatoriedade de declaração de rendimentos, património e interesses aplicáveis aos gestores públicos devem estender-se a António Domingues e à sua equipa. A iniciativa do PSD deverá estender-se também ao vencimento da nova administração da CGD.

O governo alterou em Julho o decreto lei que visa os gestores públicos da obrigatoriedade de apresentarem três declarações (Tribunal Constitucional, Inspeção Geral de Finanças e PGR) tendo ao abrigo dessa alteração deixado de fora os administradores do banco público. Um regime de exceção que o PSD quer ver agora corrigido.

A notícia surge no seguimento da denúncia feita por Marques Mendes no seu comentário habitual na SIC, ao invocar o tratamento excecional que a lei concede à nova administração da Caixa e depois da acesa troca de palavras entre o líder do PSD, Pedro Passos Coelho e António Domingues.

O ex-primeiro Ministro acusa António Domingues de ter tido acesso a informação privilegiada, tendo com essa informação realizado o plano de capitalização da CGD ainda antes de tomar posse. António Domingues, por seu turno, acusa Passos Coelho de estar a faltar à verdade e afirma que foi usada apenas informação pública.

O salário do novo presidente da Caixa, de 423 mil euros, está a gerar polémica desde que Mário Centeno o revelou no parlamento. A atual administração do banco público irá ganhar mais do dobro da que auferia a administração presidida por José de Matos.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD quer limitar salários dos gestores da CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião