Orçamento é um “ataque ao imobiliário”, diz confederação

  • Lusa
  • 15 Outubro 2016

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário fala em duplicação de impostos sobre os imóveis: "É um ataque ao imobiliário".

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) defendeu este sábado que o investimento público fica adiado e considerou que “a duplicação” dos impostos sobre os imóveis proposta para 2017 é “um ataque ao imobiliário“.

“O investimento público está adiado para 2018, não há referência praticamente ao plano estratégico de infraestruturas e transportes que era um compromisso até 2020”, disse o presidente da CPCI, Reis Campos, à agência Lusa, comentando a proposta de Orçamento do Estado para 2017, apresentada na sexta-feira.

Outra questão “é o imposto sobre o património imobiliário e a alteração da tributação no alojamento local, que praticamente duplicam este imposto [sobre imóveis] porque é mais do dobro do que era a carga fiscal até agora“, afirmou o responsável.

Para a CPCI, “no fundo, o que estão a pôr em causa é aquela que era uma das poucas alternativas à dinamização da economia, à criação de emprego e naturalmente não contribui nada para o crescimento tão necessário para o país”.

Reis Campos disse ainda que “este agravamento que agora é proposto vai naturalmente implicar indiretamente”, os casos das pessoas que precisam de casa para arrendar ou daquelas que querem comprar, atingindo “uma classe com deficiência de recursos”.

“Isto, no fundo, é um ataque ao imobiliário e se havia, neste momento, algum setor dinâmico que cria investimento estrangeiro, era este e [este assunto] deveria ser repensado na discussão que vai haver na Assembleia da República” sobre o Orçamento, defendeu.

De acordo com o relatório que acompanha a proposta de Orçamento, do lado da receita, uma das medidas mais significativas é o adicional ao imposto municipal sobre imóveis (IMI) que vai incidir sobre o valor patrimonial imobiliário global que exceda os 600 mil euros e que deverá significar a entrada de 160 milhões de euros nos cofres do Estado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Orçamento é um “ataque ao imobiliário”, diz confederação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião