Produção automóvel duplica em setembro com regresso da Autoeuropa

Mais de 97% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, tendo as exportações registado um crescimento acumulado de 111,0% em termos homólogos.

Setembro foi mês de regresso ao trabalho para a Autoeuropa e, esse regresso, refletiu-se nas contas nacionais de produção automóvel. Portugal produziu 30.248 veículos automóveis ligeiros e pesados em setembro, um aumento de 101,5% relativamente ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal. A produção nos primeiros nove meses do ano reforça assim os números já verificados em meses anteriores: desde o princípio de 2018, a produção de automóveis registou um crescimento de 87,3%, reflexo de 219.792 unidades fabricadas.

Por tipo de veículos, o crescimento mais elevado foi nos automóveis ligeiros de passageiros, seguidos dos comerciais ligeiros. Em contrapartida, a produção de pesados registou uma forte quebra, reforçando a tendência de meses anteriores.

“A informação estatística relativa aos últimos nove meses de 2018 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,1% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, tendo as exportações registado um crescimento acumulado de 111,0% em termos homólogos”, explica a ACAP em comunicado.

Nas exportações, a Europa continua a ser o destino favorito dos veículos fabricados em Portugal: 90,2% do total vão para países como a Alemanha, a França, Itália e Espanha.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel duplica em setembro com regresso da Autoeuropa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião