5 coisas que vão marcar o dia

O Banco Central Europeu divulga os dados relativos aos empréstimos das famílias, numa altura em que entram em vigor as recomendações do BdP sobre os limites de crédito.

Crédito, crédito e mais crédito. Tem sido assim nos últimos tempos, mas desde junho que passou a haver um travão aos empréstimos dos bancos às famílias. Está a funcionar? O Banco Central Europeu vai revelar os dados da evolução do stock de crédito, isto num dia que será marcado também por dados macroeconómicos na segunda maior economia do euro, França. Mas também serão conhecidos dados das relações comerciais da União Europeia com o Brasil.

Crédito está a aumentar. Vêm aí os números do BCE

O Banco Central Europeu divulga, esta terça-feira, os dados relativos aos empréstimos a particulares e a sociedades não financeiras. E a expectativa é grande. Depois de em julho terem entrado em vigor as recomendações do Banco de Portugal sobre os limites de crédito, será importante acompanhar a evolução dos financiamentos às famílias. Até ao final de junho, o total dos empréstimos ascendia a mais de 116 mil milhões de euros, a fasquia mais elevada desde maio do ano passado.

França corta estimativas. Mas quanto cresceu até junho?

A França vai divulgar os dados oficiais sobre o crescimento económico relativos ao segundo trimestre de 2018. Estes dados são conhecidos dois dias depois do governo francês ter anunciado um corte nas previsões do crescimento económico de 1,9% para 1,7%, segundo as linhas do Orçamento de Estado para 2019.

Como está a evoluir a relação comercial entre o Brasil e a União Europeia?

As relações comerciais entre o continente europeu e o Brasil já são antigas. E têm-se intensificado ao longo dos anos. Numa altura, em que o Brasil se aproxima a passos largos de eleições, como estarão a evoluir os indicadores económicos entre este país e o maior bloco comercial do Mundo. A resposta será dada pelo Eurostat que vai revelar os dados relativos ao comércio de mercadorias entre estes dois blocos.

Eurico Brilhante Dias visita Sumol+Compal em Moçambique

O secretário de Estado da Internacionalização prossegue a visita que está a fazer a Moçambique. Eurico Brilhante Dias, para além de participar na apresentação do diretório 2018-2019 e da Câmara de Comércio Portugal Moçambique (CCPM) visita a fábrica da Sumol+Compal. A empresa emprega 103 pessoas e é uma das unidades industriais de referência no distrito de Boane, Província de Maputo.

Falta de mão-de-obra na hotelaria algarvia. E soluções?

O turismo, uma das atividades que mais cresce em Portugal, é um dos setores que se tem queixado da falta de trabalhadores. Nesse âmbito a FESAHT – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, pela União dos Sindicatos do Algarve e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve promovem, esta terça-feira, uma conferência de imprensa para a apresentação pública das propostas e soluções para a resolução do problema. A iniciativa passa ainda por distribuir um comunicado aos turistas, trabalhadores e população, em geral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião