Vasco Cordeiro defende que PS deve pedir maioria absoluta

  • Lusa
  • 26 Maio 2018

O líder do PS/Açores entende que o compromisso do PS é “com o país e com os portugueses e não deve estar subordinado aos interesses de outros partidos sejam eles quais forem”.

O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje que o PS deve pedir a maioria absoluta nas próximas legislativas, e classificou como “instrumentais” os partidos que apoiam o Governo.

Numa intervenção perante o 22.º Congresso do PS, o também presidente do Governo Regional dos Açores foi o primeiro dirigente socialista a defender que o partido deve pedir a maioria absoluta, dizendo ser um “debate prematuro, apressado e precipitado” a discussão sobre como deve ser a solução governativa no pós-2019.

“Prematuro porque tal significa prescindir já daquilo que me parece legítimo, possível e desejável, que é o PS pedir aos portugueses um reforço de confiança que se traduza numa maioria absoluta nas próximas legislativas”, defendeu, recebendo um forte aplauso dos congressistas.

Para Vasco Cordeiro, o compromisso do PS é “com o país e com os portugueses e não deve estar subordinado aos interesses de outros partidos sejam eles quais forem”.

“O PS é o equilíbrio virtuoso entre vários interesses em presença, os partidos que apoiam este Governo são instrumentais para garantir esse equilíbrio virtuoso”, apontou.

O dirigente socialista apontou que um Governo do PS tem responsabilidades “bem para além da simples reversão da austeridade”, a de “pôr o país no caminho do crescimento económico”.

Sublinhando que, nos Açores, o PS conquistou em 2016 a sua sexta vitória consecutiva em eleições regionais e a sua quinta maioria absoluta seguida, Vasco Cordeiro deixou alertas sobre a necessidade de reforço das autonomias.

“Tem sido o PS o partido das autonomias. Num momento em que tanto se fala de descentralização, e o PS ergue bem alto esta bandeira, é oportuno lembrar que as autonomias regionais são o caso de descentralização mais bem-sucedido da história do Portugal democrático”, disse.

Vasco Cordeiro defendeu que “este caso de sucesso deve ser reforçado e aperfeiçoado”, quer ao nível de uma intervenção da arquitetura institucional das regiões autónomas, quer no caso de competências em novas áreas de intervenção, como o mar.

“Não é possível falar de descentralização sem, mais cedo ou mais tarde, falar do reforço e do aprofundamento das autonomias regionais”, alertou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vasco Cordeiro defende que PS deve pedir maioria absoluta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião