O primeiro “vinil HD” poderá chegar às lojas em 2019

  • Rita Frade
  • 17 Abril 2018

Startup austríaca recebeu um financiamento no valor de 4,8 milhões de dólares para desenvolver um vinil em alta definição, que poderá chegar às lojas em 2019.

A forma como ouvimos música tem vindo a mudar.Unsplash

Ao contrário do que aconteceu com as cassetes, os LPs (Long Play) nunca chegaram a desaparecer por completo. E, em breve, poderá chegar ao mercado um novo formato que, certamente, irá revolucionar o mundo da música: o disco de vinil em HD ou alta definição.

O projeto, financiado no valor de 4,8 milhões de dólares (mais de 3,8 milhões de euros), será desenvolvido por uma startup austríaca, a Rebeat Innovation, e “poderá chegar às lojas já em 2019“, disse o fundador e CEO da empresa, Günter Loibl, à publicação Pitchfork.

A ideia, patenteada em 2016, era produzir discos “mais fiéis ao áudio, volume mais alto e tempos de reprodução mais longos do que os tradicionais LPs”.

Para criar um “vinil HD” é necessário converter o áudio, digitalmente, num mapa topográfico 3D. Os lasers são depois usados para “imprimir” este mapa no vinil. Este método permite, assim, que os discos sejam feitos com maior precisão e com menos perda de informações de áudio”, disse Günter Loibl à mesma publicação.

Para além disso, podem ter “até mais 30% de tempo de reprodução, mais 30% de amplitude e uma reprodução de som mais fiel”, afirmou o fundador e CEO da Rebeat Innovation, acrescentando que os novos vinis irão tocar em qualquer gira-discos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O primeiro “vinil HD” poderá chegar às lojas em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião