Quase duas mil empresas já aderiram ao gasóleo profissional

As empresas que optaram por abastecer dentro das fronteiras do país em vez de irem a Espanha foram reembolsadas em 7,7 milhões de euros no primeiro semestre de 2017, segundo um comunicado do Governo.

Faz esta sexta-feira um ano desde que foram criados os incentivos para que as transportadoras abasteçam nas estações de serviço portuguesas da fronteira — ao invés de procurar os preços mais baratos de Espanha. No primeiro semestre do ano, foram 1.955 as empresas a aderir. O Governo devolveu 7,7 milhões de euros às transportadoras através de reembolsos do ISP.

Começou por quatro localidades — Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde de Ficalho, mas desde o início de 2017 que a medida foi alargada a todo o território, abrangendo 272 dos 278 concelhos nacionais. Ao todo, são 2.093 os postos que estão aptos ao abastecimento de gasóleo profissional. Estes incentivos permitem “uma carga fiscal equivalente à praticada em Espanha”, afirma o Governo.

Os 7,7 milhões de euros reembolsados decorreram de 4,7 milhões de abastecimentos. O Governo garante que o reembolso está a ser feito “a bom ritmo”, abaixo do limite legal de 90 dias. No mesmo comunicado, reconhece-se que “a competitividade fiscal nos combustíveis é particularmente determinante para o setor dos transportes internacionais” e que estava a afetar não só a receita fiscal como a levar as empresas dos transportes a deslocalizarem as operações, pesando negativamente nas exportações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase duas mil empresas já aderiram ao gasóleo profissional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião