EDP e BCP ditam arranque positivo na bolsa de Lisboa

A praça bolsista nacional abriu com ganhos ligeiros, com os títulos da elétrica e o banco a puxarem pelo desempenho do índice PSI-20.

A bolsa nacional regressou aos ganhos após uma sessão de quedas, num dia em que são sobretudo os títulos da EDP e do BCP que suportam o PSI-20 em terreno positivo. A praça lisboeta acompanha o rumo das ações europeias que avançam após três sessões de quedas, no dia em que as atenções dos investidores estão centradas na reunião do BCE, apesar de não serem esperadas alterações na política monetária da Zona Euro. As eleições no Reino Unido são outro dos focos de atenção do dia.

O índice bolsista nacional arrancou a valorizar 0,19%, para os 5.299,49 pontos, com a maioria dos seus títulos com sinal positivo. Já o Stoxx Europe 600 — índice que agrega as 600 maiores capitalizações bolsistas europeias — abriu com uma subida ligeira de 0,06%, para os 389,42 pontos, ganhos que entretanto acelerou.

Por cá, o arranque positivo do índice nacional foi suportado pelas ações do BCP e da EDP. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado somam 0,57%, para os 22,83 cêntimos, enquanto os da elétrica valorizam 0,52%, para os 3,26 euros. No mesmo sentido abriu a REN, que vê as suas ações avançarem 0,55%, para os 2,9 euros.

A Galp Energia também avança, apesar de apresentar uma subida modesta — de 0,04%, para os 13,62 euros –, das cotações do petróleo nos mercados internacionais, que recuperam de um tombo de 5% na última sessão. Já a EDP Renováveis, começou a negociar mais tarde nesta sessão.

O desempenho positivo do PSI-20 está a ser travado pela queda dos títulos da Jerónimo Martins e da Nos. As ações da retalhista desvalorizam 0,17%, para os 17,98 euros, enquanto as da telecom recuam 0,2%, para os 5,50 euros.

(Notícia atualizada às 8 horas e 25 minutos com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP e BCP ditam arranque positivo na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião