Por que devem ser reconhecidos os empreendedores?

O nível de desenvolvimento de uma sociedade está indelevelmente associado à forma como gera, atrai e motiva os seus empreendedores. É também por isso que eles devem ser reconhecidos.

O nível de desenvolvimento de uma sociedade está indelevelmente associado ao valor que nela é criado. É isto que torna os empreendedores especiais: são eles que mobilizam recursos e assumem riscos para produzir riqueza.

Todas as pessoas são diferentes: as aptidões, as preferências, a atitude perante a mudança, a forma como assumem riscos, a forma como aceitam e perseguem um objetivo. Daqui resulta que nem todos sentirão a vocação para serem empreendedores, mesmo que alguns o venham a ser por necessidade ou oportunidade. Da mesma forma, nem todos os que tentam serão bem-sucedidos, não por demérito mas porque em mercados concorrenciais e num mundo em constante evolução tecnológica, é difícil manter a competitividade de uma empresa.

É por isso que os empreendedores devem ser celebrados: quando alguém consegue, de forma sustentada, criar e manter uma empresa, gerando postos de trabalho e criando riqueza, está a dar um contributo especial para a criação de valor. O reconhecimento dos empreendedores deve ainda ser mais forte quando os seus projetos perduram no tempo, demonstrando resiliência e capacidade de inovar, mesmo em tempos adversos ou de maior concorrência.

A um nível mais elevado, os empreendedores devem ser celebrados quando os seus esforços ganham visibilidade global: quando os seus produtos, a sua tecnologia ou a qualidade dos seus serviços projetam a imagem do seu País de origem, criando impacto económico acrescido e gerando valor para os restantes empreendedores que apostam na internacionalização.

Finalmente, o maior reconhecimento é devido aos empreendedores que aliam o sucesso nos negócios à capacidade de retribuir à sociedade que os ajudou a crescer. Aqueles que, de forma mais ou menos visível, se empenham em causas de responsabilidade social ou em iniciativas de dinamização das regiões ou dos setores em que atuam.

Afinal, o nível de desenvolvimento de uma sociedade está indelevelmente associado à forma como gera, atrai e motiva os seus empreendedores. É também por isso que eles devem ser reconhecidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Por que devem ser reconhecidos os empreendedores?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião