Cannes Lions 2017 – Dia 5 (Publicis, Ian McKellen e novos GP)

Falou-se um pouco de tudo, mas principalmente do aproveitamento que as marcas podem fazer das novas tecnologias oferecidas pelas apps de social media.

O assunto do dia em Cannes não foi os Leões deste ano, mas os Leões da Publicis que não vão existir no próximo ano. O dia começou com Arthur Sadoun, CEO mundial do grupo Publicis, a anunciar que em 2018 não existirão nenhumas inscrições das agências do grupo, em nenhum tipo de festival, Cannes incluído.

Arthur Sadoun, sucedeu no início do mês ao histórico líder mundial da Publicis, o também francês, Maurice Levy, que estava no grupo há 30 anos. Ao que parece, Sadoun, optou por uma entrada “a pés juntos”. Esta decisão afetará não só a Publicis, mas também as restantes agências do grupo, onde estão por exemplo a BBH, a Leo Burnett e a Saatchi&Saatchi. O comunicado é claro, ao ponto de referir que não existirão exceções e que toda as ações de auto-promoção das agências têm também que ser canceladas.

Durante o dia, não se falou de mais nada dentro do Palais. No entanto, a desculpa utilizada pela direção da Publicis, não questiona em nada a importância dos prémios. Bem pelo contrário, o que é referido é que toda esta “poupança” irá rever em fundos para financiar a nova plataforma colaborativa do grupo, a “Marcel”. Veremos se isto é mesmo verdade ou não, mas é difícil imaginar todas as agências de um dos maiores grupos da publicidade mundial, de fora de todos os eventos e prémios da indústria.

Nas salas de conferências, os grandes nomes começaram efetivamente a subir ao palco. O destaque foi obviamente para Ian McKellen, que fez uma imensidão de publicitários geeks delirarem com a sua presença. No entanto, na minha opinião, a melhor conferência do dia foi subordinada ao tema “Building Community through Creativity on Mobile” e juntou no mesmo palco Colleen DeCourcy, Global Chief Creative Officer da W+K, Sheryl Sandberg, COO do Facebook e Jonatha Midenhall, CMO do Airbnb. Falou-se um pouco de tudo, mas principalmente do aproveitamento que as marcas podem fazer das novas tecnologias oferecidas pelas apps de social media. A conversa estava tão boa, que um membro da organização do festival teve que entrar pelo palco e colocar fim à conversa, que já estava longa.

As premiações também estiveram ao rubro, pelo que ficámos a conhecer 5 novos Grande Prémios. Na categoria de “Entertainment for Music” o grande vencedor foi o trabalho “Original is never finished”, da Johannes Leonardo de Nova York para Adidas Originals. Em Entertainment, o trabalho vencedor foi a curta-metragem “Beyond Money”, da MRM/McCann Madrid para o Banco Santander. Já em Product Design, venceu “Payphone Bank”, da Grey de Bogotá para o cliente Tigo-Une. Em Media, a R/GA venceu com a campanha “Innovating Saving”, feita para a Jet.com. Por fim, em Design, a AP Thailand e CJ Worx, fizeram história ao conquistarem o primeiro GP da Tailândia com o trabalho “Unusual Football Field”.

Portugal, continua sem grandes novidades. Hoje de manhã, enquanto lê este artigo, serão conhecidos os finalistas das últimas categorias onde há hipóteses de vermos trabalhos nacionais premiados.

De resto, o ambiente em Cannes parece cada vez mais animado. Não param de chegar pessoas e as praias estão cheias de festas que começam às 19h00 e que acabam sei lá quando. Eu cá vou dormir, que amanhã é dia de fazer as malas e ainda gostava de ver umas conferências e dar um mergulho na praia da Google.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cannes Lions 2017 – Dia 5 (Publicis, Ian McKellen e novos GP)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião