5 coisas que vão marcar o dia

Portugal vai aos mercados, Paulo Macedo vai ao Parlamento. E há também contas da Oi no dia em que a Fed pode anunciar uma nova subida das taxas de juro nos EUA.

Portugal volta aos mercados para se financiar com dívida de curto prazo, enquanto Paulo Macedo vai novamente ao Parlamento explicar o plano de reestruturação da CGD no âmbito do programa de recapitalização. Isto no mesmo dia em que se conhece, pela primeira vez, o valor das rendas em Portugal. Do outro lado do Atlântico, atenções viradas para a Oi, mas principalmente para a subida dos juros por parte da Fed, nos EUA.

Afinal, quanto custa arrendar uma casa?

Esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística revela pela primeira vez o valor das rendas praticado em Portugal, ao publicar as Estatísticas de Rendas da Habitação ao nível local. Isto, numa altura em que os preços das casas — tanto para arrendar como para comprar — têm disparado e se aproximam de outras capitais europeias, como Madrid.

Tesouro volta ao mercado com dívida de curto prazo

O IGCP realiza um leilão de bilhetes do Tesouro com o objetivo de levantar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões em títulos a seis meses e 12 meses. Na véspera da operação, os juros da dívida portuguesa ensaiavam uma descida em todos os prazos, depois de a agência Standard & Poor’s ter mantido o rating e a perspetiva de evolução da notação financeira de Portugal. Esta emissão acontece depois de, há cerca de uma semana, Portugal ter realizado uma operação de financiamento de muito longo prazo, 28 anos.

Macedo volta a responder aos deputados

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, vai ao Parlamento para responder às questões dos deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Os deputados terão oportunidade de clarificar as dúvidas em relação ao plano de recapitalização do banco, depois de o sindicato ter acusado a administração de se recusar a entregar o plano de restruturação em detalhe.

Investidores dizem olá às contas da Oi

A Oi apresenta os resultados do ano de 2017, pelas 21 horas, já depois do fecho da bolsa nacional. A operadora brasileira, cujo maior acionista atualmente é a portuguesa Pharol, está de momento sujeita a um plano de recuperação judicial, estando prestes a realizar um aumento de capital. Este aumento pode significar uma diluição da posição da Pharol na empresa de telecomunicações brasileira dos atuais 27,4% para apenas 6%.

EUA à espera de uma nova subida de juros

Termina esta quarta-feira a reunião da Fed, a primeira liderada por Jerome Powell. Desta reunião poderá sair uma nova subida da taxa de juro de referência nos EUA, dando cumprimento às expectativas do investidores. Os mercados estarão também atentos às novas previsões do banco central norte-americano tanto para a inflação como para o ritmo de crescimento da economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião