5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Juliana Nogueira Santos
  • 13 Julho 2017

Como está a inflação nas maiores economias europeias? E o mercado petrolífero? Perguntas que vão ser respondidas esta quinta-feira e que vão marcar os mercados financeiros.

Esta quinta-feira conhece-se a inflação de três países europeus, a análise do Gabinete Orçamental do Congresso à proposta de Trump para as contas de 2018 e o Relatório do Mercado Petrolífero da Agência Internacional da Energia. Por cá, o Banco de Portugal vai divulgar as contas nacionais financeiras. Estes e outros acontecimentos que vão marcar os mercados financeiros.

Banco de Portugal divulga as contas nacionais financeiras

A autoridade liderada por Carlos Costa vai divulgar as contas nacionais financeiras relativas ao primeiro trimestre de 2017, nas quais se poderá observar a capacidade de financiamento da economia portuguesa, por setor de atividade, bem como os ativos financeiros líquidos das administrações públicas e das sociedades financeiras.

Como vão os preços alemães, franceses e espanhóis?

Nesta quinta-feira será divulgado o Índice de Preços no Consumidor (IPC) da Alemanha, França e Espanha relativo ao mês de junho. A inflação das três das maiores economias europeias servirá como barómetro para o Banco Central Europeu e para as suas decisões futuras em relação à taxa diretora. De acordo com uma sondagem realizada pela Bloomberg, os economistas antecipam que o IPC alemão se situe nos 1,7%, o francês nos 1,3%, e o espanhol nos 1,5%.

Segundo testemunho de Yellen, agora no Senado

A presidente da Reserva Federal fala esta quinta-feira perante os deputados do Senado, depois de ter testemunhado no Congresso no dia anterior. Aí afirmou que a economia norte-americana está suficientemente estável para mais subidas da taxa diretora. Segundo Janet Yellen, a Fed “continua a esperar que a evolução da economia vai permitir um aumento gradual da taxa federal ao longo do tempo.”

Como está o mercado petrolífero?

A Agência Internacional da Energia vai divulgar o seu Relatório do Mercado Petrolífero, numa altura em que as cotações da matéria-prima avançam, temendo medidas mais extremas por parte da OPEP. Esta semana, o cartel publicou o seu relatório mensal, antecipando que, apesar dos cortes de produção, a OPEP irá continuar a bombear petróleo em excesso. Ainda assim, a organização conseguiu acordar com os seus parceiros manter os cortes de produção até março do próximo ano.

Gabinete Orçamental do Congresso analisa proposta de Trump

Em março, Donald Trump apresentou a proposta orçamental para 2018, que incluía um corte de 15 mil milhões de dólares na despesa total. Ainda assim, nem todos os departamentos iriam contribuir da mesma forma para o Orçamento final, com a Defesa e a Segurança Interna a verem as suas “mesadas” aumentadas e os Departamentos de Estado e Trabalho a perderem mais de 15 mil milhões em conjunto. Chegou agora a altura de o Gabinete Orçamental do Congresso divulgar quais serão as consequências concretas deste plano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião