Bolsa nacional recua pela quarta sessão

Fevereiro começa mal para a praça nacional, que se apresenta novamente em baixa pela quarta sessão seguida. Lisboa está a ser pressionada pela Jerónimo Martins e pela EDP Renováveis.

Se janeiro acabou mal, fevereiro não começou muito melhor. A bolsa nacional volta a abrir esta quinta-feira sob pressão vendedora e acumula já quatro sessões de perdas consecutivas. Condicionam sobretudo os títulos da Jerónimo Martins e da EDP Renováveis, numa sessão europeia que também não acordou muito bem disposta.

O PSI-20, o principal índice português, perde 0,26% para os 4.456,24 pontos, prolongando as perdas pela quarta sessão seguida. E isto depois de um mês de janeiro que fechou com uma desvalorização de 4,36%. As ações da Jerónimo Martins destacam-se pela negativa: perdem 0,76% para 15,57 euros. Também no grupo EDP há fonte de pressão, com a EDP Renováveis a cair 0,94% para 5,87 euros.

Há mais pontos de interesse na bolsa portuguesa. O BCP, cujo período de subscrição dos direitos do aumento de capital termina esta quinta-feira, recua 1,6% para 0,1609 euros, depois de duas sessões em que valorizou mais de 10%. Já a Pharol evita quedas maiores em Lisboa com um disparo de 4,66% para 0,292 euros, depois de ontem ter informado o mercado que a Samba desistiu de uma ação judicial depois de ter chegado a um acordo com outros acionistas da Africatel.

Em relação aos CTT, que tem sido uma das histórias negativas este ano, sobretudo depois de Francisco Lacerda ter avisado que os resultados vai sair uns furos abaixo, as ações voltam a ceder 0,2% para cotar abaixo dos cinco euros.

“A abertura do mercado nacional deverá ser similar à dos pares europeus”, referem os analistas do BPI. “Os mercados europeus negociavam com ligeiras perdas. Depois da decisão da Fed não ter surpreendido o mercado, a Época de Resultados e a reunião do Banco de Inglaterra são os dois temas principais da sessão de hoje”, acrescentaram.

Lá por fora, o IBEX-35 de Madrid perdia 0,22% e o DAX-30 de Frankfurt cai 0,3%.

(Notícia em atualizada às 8h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa nacional recua pela quarta sessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião