A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O Banco de Fomento já tem equipa completa. O presidente executivo, Henrique Cruz, terá na equipa Frederico Serras Gago e Eduarda Vicente. Já o chairman Nuno Sousa Pereira terá como vogais Ana Beatriz Freitas, Filipe Cartaxo e Jorge Farinha. O endividamento da economia voltou a aumentar em maio, tendo atingido um novo recorde. O total do endividamento do Estado, empresas e famílias superou os 724 mil milhões de euros naquele mês.

A equipa que vai liderar a Instituição Financeira de Desenvolvimento já está fechada e já tem luz verde da Cresap, apurou o ECO junto de várias fontes. O último passo é o Banco de Portugal, que também deverá pronunciar-se sobre os nomes escolhidos pelo Ministério da Economia.

O endividamento da economia voltou a aumentar em maio, tendo atingido um novo recorde. O total do endividamento do Estado, empresas e famílias portuguesas superou os 724 mil milhões de euros naquele mês, o valor mais elevado de sempre, revelam os dados do Banco de Portugal.

Os bancos passam a partir desta quinta-feira a ser obrigados a refletir as taxas negativas das Euribor na totalidade sobre os contratos de crédito à habitação. A lei que entra em vigor chega às famílias, que vão beneficiar na totalidade do contexto de juros negativos proporcionado pela política monetária de Mario Draghi, algo que não acontecia até agora. A medida não é do agrado dos bancos, mas poderá representar para algumas famílias uma redução no valor das prestações mensais do crédito da casa. O ECO compilou, em cinco respostas, as principais alterações e implicações que esta nova lei vai trazer.

A Raize já ganhou dois milhões de euros na bolsa de Lisboa. Ao segundo dia de negociações, a empresa está a subir 0,84% para 2,40 euros por ação. O preço do IPO foi de dois euros por título e a procura superou a oferta em quase quatro vezes. Nesta primeira chamada da sessão, foram transacionados mais de 36.500 títulos. A companhia tem agora um valor de mercado de 12 milhões de euros.

Cerca de meio milhão de euros podem ter sido desviados para obras não urgentes e secundárias, na sequência do incêndio de junho de 2017 em Pedrógão Grande, revelou uma investigação da Visão. A revista garante que terão sido recuperadas casas que não eram de primeira habitação, outras que estavam desabitadas e, em alguns casos, habitações que nem sequer terão sido afetadas pelas chamas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião