Hoje nas notícias: Orçamento, IMI e incêndios

  • ECO
  • 12 Julho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Nas notícias desta quinta-feira destaque para a entrevista do ministro dos Negócios Estrangeiros ao Público, que afirma que o acordo para a nova “geringonça” deve incluir política externa e europeia. Mas também para os autarcas que ameaçam rasgar o acordo para a descentralização. E, numa altura em que se aproxima a época crítica dos incêndios, um grupo de trabalho revela que Portugal tem de comprar quatro aviões Canadair. Leia estas e outras notícias que vão marcar o dia.

Augusto Santos Silva: Acordo para nova “geringonça” deve incluir política externa e europeia

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que “felizmente” o Bloco de Esquerda já esclareceu “o equívoco” sobre o acordo das leis laborais não ser condição para negociar o Orçamento do Estado para 2019. No entanto, Augusto Santos Silva, em entrevista ao Público, pressiona os partidos de esquerda, dizendo esperar que o PCP e o BE tenham tirado lições da experiência destes últimos três anos. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

IMI sobe quatro milhões à custa do sol

A receita do imposto municipal sobre os imóveis (IMI) aumentou no ano passado, contrariando a quebra registada em 2016. Uma inversão que se deve às medidas adotadas que ficaram conhecidas por “IMI do sol e das vistas”, que levaram a uma subida de quatro milhões do imposto. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Portugal precisa de comprar quatro Canadair

O país deve ter um dispositivo próprio e permanente de 33 meios aéreos para combate aos fogos, dos quais quatro aviões Canadair e seis aparelhos não tripulados. A conclusão consta do relatório entregue aos ministros da Defesa e da Administração Interna pelo grupo de trabalho interministerial criado na sequência dos incêndios de 2017. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Autarcas ameaçam rasgar acordo para a descentralização

O Governo e a Associação Nacional de Municípios (ANMP) celebraram um acordo para a descentralização no início deste mês. Mas os autarcas ameaçam agora rasgá-lo. Em causa está a subavaliação orçamental das câmaras por parte da associação e do Executivo, de acordo com o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Professores: “Há um desbloqueio negocial e já não é mau”

As negociações entre o Governo e os sindicatos sofreram um desbloqueio, afirma Mário Nogueira. O sindicalista da Fenprof nota que a discussão na reunião de quarta-feira entre os dois lados foi muito diferente da que existiu na reunião em que “o Governo tinha posto as coisas num ‘ou querem isto ou não levam nada'”, garantindo que o Executivo aceitou “fazer contas”. Leia a notícia completa na TSF.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Orçamento, IMI e incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião