120 anos, 67 títulos, uma despromoção. De onde vem e para onde vai CR7

Cristiano Ronaldo prepara-se para assinar pela Juventus, depois de abandonar o Real Madrid. São dois históricos europeus, com algumas diferenças nos números.

1 de novembro de 1897. Um grupo de estudantes de um liceu de Turim juntava-se para dar corpo à sua paixão pelo futebol e criar um clube desportivo. Jovens, o mais velho com apenas 17 anos, quiseram refletir isso mesmo. Batizaram o clube de Juventus, palavra em latim para “juventude”. O resto é história: estrearam-se no campeonato nacional italiano em 1900, começaram a vestir a camisola de riscas brancas e pretas em 1903, venceram o primeiro campeonato nacional em 1905.

Já lá vão quase 121 anos desde que a Juventus ganhou a primeira vida. Agora, prepara-se para ganhar uma nova, com a contratação milionária do melhor jogador do mundo. O reforço ainda não foi oficializado e, de todos os lados, joga-se à defesa, sem que seja feito o anúncio oficial. Mas tanto a imprensa espanhola como a italiana dão como certo que o clube de Turim vai desembolsar 100 milhões de euros para contratar Cristiano Ronaldo, a quem deverá pagar um salário anual de 30 milhões de euros.

De onde vem e para onde vai o internacional português? Vamos a números.

Juventus 67 – 115 Real Madrid

A Juventus levou para casa 36 títulos do campeonato italiano, o mais recente ainda na última época. Venceu também 13 taças de Itália. Fora de Itália, venceu duas taças da Liga dos Campeões, três taças UEFA e uma taça Intercontinental. Contabilizando também os títulos de menor dimensão, soma um total de 67 taças nacionais e internacionais.

A nível de títulos nacionais, o Real Madrid soma 33 campeonatos vencidos e 19 Copas del Rey. Nas competições internacionais, os espanhóis vencem por larga margem: têm 13 taças da Liga dos Campeões, duas taças UEFA, quatro Super Taças europeias e seis títulos do campeonato mundial de clubes da FIFA, entre alguns outros títulos de menor relevo. Tudo somado, o clube de Madrid contabiliza 115 títulos nacionais e internacionais.

Juventus 562.000.000 – 674.000.000 Real Madrid

Entre as receitas com os bilhetes vendidos, os direitos de transmissão dos jogos, as vendas de produtos de merchandising e as transferências de jogadores, a Juventus arrecadou receitas no valor de 562,7 milhões de euros na última época, um aumento de 45% face à época anterior e um valor recorde.

Fica, ainda assim, atrás do Real Madrid, que arrecadou 674 milhões de euros em receitas.

Juventus 43.000.000 – 21.000.000 Real Madrid

Se nas receitas perde, nos lucros ganha. Na época terminada em 2017, a Juventus registou lucros de 43 milhões de euros, o que representa uma quebra de quase 40% face aos resultados que tinha registado na época anterior.

O montante fica, ainda assim, acima do que foi conseguido pelo Real Madrid, que, no mesmo período, alcançou lucros de 21,3 milhões de euros, menos 29% do que tinha registado na época anterior.

Juventus 1.007.766.660 – 92.000 Real Madrid

Também no controlo do capital de um e outro clube há diferenças. Ao contrário do que acontece com a maioria dos clubes, o Real Madrid não é detido por empresas, fundos de investimento ou multimilionários, mas pelos seus cerca de 92 mil sócios.

o capital da Juventus está repartido por 1.007.766.660 ações, distribuídas por três parcelas: 26,2% do capital está disperso por vários pequenos acionistas; 10% é controlado pelo fundo Lindsell Train; e os restantes 63,8% são detidos pelo Exor, fundo de investimento controlado pela família Agnelli, que, por sua vez, é dona do grupo automóvel italiano Fiat.

Juventus 1 – 0 Real Madrid

Era um duelo que nenhuma das equipas gostaria de vencer.

Em 2006, o tribunal disciplinar da Federação Italiana de Futebol decidiu despromover a Juventus (que foi também condenada a perder os títulos nacionais vencidos nas duas épocas anteriores), a Lazio e a Fiorentina à Serie B do campeonato italiano de futebol. O castigo esteve relacionado com o escândalo de corrupção conhecido por “calciocaos”, que envolveu os responsáveis destes três clubes (e ainda do AC Milan, que foi poupado à descida), acusados de terem influenciado indevidamente a nomeação de árbitros para jogos do campeonato italiano.

A despromoção durou apenas um ano, já que a Juventus venceu o campeonato da segunda liga e subiu ao escalão principal logo na temporada seguinte.

O Real Madrid é um dos poucos clubes europeus que nunca jogou abaixo da liga principal de futebol do seu país.

Juventus 30 – 21 Real Madrid

Cristiano Ronaldo deverá receber 30 milhões de euros, por ano, de salário na Juventus. Atualmente, o jogador português recebia 21 milhões de euros, por ano, no Real Madrid. A imprensa espanhola chegou a avançar que o clube preparou um aumento salarial, que, no entanto, nunca veio a concretizar-se.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

120 anos, 67 títulos, uma despromoção. De onde vem e para onde vai CR7

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião