Hoje nas notícias: Trabalho, rendas e taxistas

  • ECO
  • 8 Junho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O dia ficará marcado pela pronúncia da EDP relativamente à oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela China Three Gorges. Os chineses querem ficar com 60% da elétrica e prometem colocar o restante em bolsa. No campo laboral, os contratos verbais, de muito curta duração, vão ser alargados a mais setores. E uma estatística pouco animadora: este ano, já foram detidos 30 taxistas por suspeita do crime de especulação.

Contratos verbais vão ser alargados a mais setores

Os contratos de muito curta duração, que não têm de ser escritos e apenas têm de ser comunicados à Segurança Social, vão ser alargados a mais setores. Atualmente, este tipo de contratos está limitado a empresas do setor do turismo ou da agricultura. Na proposta apresentada ao Parlamento, o Governo alarga estes contratos a setores como a indústria de gelados, indústrias que servem o setor da hotelaria, como as lavandarias, ou as pequenas lojas e cafés. Para além disso, estes contratos passam a poder durar 35 dias, em vez de 15 dias, mantendo-se o limite de 70 dias por ano com o mesmo empregador. Leia notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

China Three Gorges quer, no máximo, 60% da EDP

A EDP irá pronunciar-se esta sexta-feira sobre a OPA lançada no mês passado pela China Three Gorges. A elétrica quer mais dinheiro para aceitar a operação, mas os chineses não deverão ceder nesse campo. Fazem outro tipo de promessas para convencer os acionistas a vender as suas participações: querem ficar, no máximo, com 60% da EDP e prometem colocar o restante capital em bolsa. Para além disso, o projeto industrial visa alcançar a liderança mundial no setor das renováveis. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

30 taxistas detidos por especulação

Só este ano, e apenas no distrito de Lisboa, a PSP já deteve 30 taxistas por suspeita de crime de especulação, ou seja, por cobrarem valores acima do que o taxímetro marca ou quando são cobradas indevidamente taxas. Este ano deverá, assim, bater-se um recorde, já que a PSP tem detido uma média de 42 taxistas por ano pelo crime de especulação. A quase totalidade dos casos teve como ponto de origem o Aeroporto Humberto Delgado e cidadãos estrangeiros como vítimas. Nos últimos cinco anos, já foram detidos em Lisboa 210 taxistas. Leia a notícia completa na Rádio Renascença.

Tribunal de Contas só vetou 2,6% dos pedidos de despesa

O Tribunal de Contas (TdC) recusou visto a 39 contratos em 2017 devido a várias ilegalidades detetadas, inviabilizando uma despesa pública de 118 milhões de euros. A taxa de recusas foi assim de apenas 2,6% no ano passado, um dos níveis mais baixos dos últimos anos. Significa que a maioria das entidades que submeteu pedidos de autorização de despesa pública cumpria a lei. Leia a notícia completa no Diário de Notícias e no Dinheiro Vivo.

Estudantes pagam mais de 500 euros por quarto

Os preços dos alojamentos para estudantes universitários estão a aumentar e já quem pague mais de 500 euros apenas por um quarto. Apesar de alguns investimentos recentes para aumentar o número de alojamentos disponíveis, a procura é cada vez mais, até pela atratividade de Portugal enquanto destino para estudantes estrangeiros, e a oferta continua escassa. O preço médio das rendas no Porto e em Lisboa já atingiu recordes e ainda vai aumentar, e mesmo em cidades como Coimbra e Braga já se sofre com a especulação. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Trabalho, rendas e taxistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião