A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O PSI-20 segue a desvalorizar mais de 2,5% num dia em que o par italiano tomba 3%. Em Lisboa, o BCP destaca-se pela negativa, sofrendo uma desvalorização de 8%. A Comissão Europeia vai propor a Portugal um envelope de 21,2 mil milhões para a Coesão entre 2021 e 2027. Este valor representa um corte de 7% face ao atual quadro comunitário.

A tensão política que se vive em Itália está a contagiar a bolsa de Lisboa. O PSI-20 segue em terreno negativo pela quinta sessão consecutiva, não conseguindo escapar aos ventos adversos que sopram de Itália, onde a bolsa cai mais de 2%. O índice bolsista português recua mais de 2,5%, alargando as perdas do início da sessão, com o BCP a voltar a ser o destaque negativo. Os títulos do banco recuam perto de 8%.

A Comissão Europeia apresenta esta terça-feira, em Estrasburgo, a proposta setorial para a Política de Coesão prevista no orçamento da União Europeia (UE) para 2021-2027, que poderá esclarecer as dúvidas quanto aos cortes propostos nesse setor. O ECO sabe que Portugal deverá receber, de acordo com a proposta comunitária, 21,2 mil milhões de euros para a Coesão no próximo quadro comunitário de apoio, o que representa um corte de 7%.

Os trabalhadores da Autoeuropa só vão ter um dia de folga adicional por trabalharem aos domingos na sequência dos novos horários que vão entrar em vigor na fábrica de Palmela depois das férias de agosto. A compensação está a gerar descontentamento junto da comissão de trabalhadores e sindicato. Em cima da mesa está a possibilidade de uma nova greve a 9 de junho, avança esta terça-feira o Dinheiro Vivo.

A Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco e o Haitong poderão ter de ceder uma parcela do seu capital ao Estado. Nos últimos quatro anos, estes bancos acumularam 800 milhões de euros em créditos tributários, que podem reclamar junto do Tesouro, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Em contrapartida, terão de ceder direitos de conversão de capital ao Estado.

As seguradoras queixam-se de não terem sido ouvidas sobre os projetos de lei de despenalização da eutanásia que são votados, esta terça-feira, no parlamento e dizem que mudanças na lei obrigam a rever as regras dos seguros de vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião