A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O ministro-adjunto tem estado sob os holofotes mediáticos. O ECO foi consultar a declaração de rendimentos no TC e viu que Siza Vieira é um investidor que não põe os ovos todos no mesmo cesto. Portugal tem a 5.ª gasolina mais cara da União Europeia, enquanto o gasóleo coloca o país em 10.º lugar do ranking. A fiscalidade pesa mais de metade, sendo o ISP o que fica com a maior “fatia”.

O ministro-adjunto tem uma carteira diversificada de aplicações financeiras, avaliada em cerca de 1,2 milhões de euros. Este montante está espalhado por 55 tipos diferentes de aplicações, desde fundos de ações, de tesouraria, de obrigações, a uma conta em libras no Citi Bank, Law Firm Group. A estas aplicações, junta-se um rendimento de quase 1,4 milhões de euros que recebeu quando ainda era advogado da Linklaters.

Mais de metade do preço de venda dos combustíveis em Portugal resulta de taxas e de impostos, sendo o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) o que representa a maior fatia do valor pago pelos consumidores.

O número de clientes no mercado liberalizado de energia não para de aumentar. Na distribuição de eletricidade foi ultrapassada pela primeira vez a fasquia dos cinco milhões de clientes, segundo dados da ERSE. A EDP Comercial lidera, mas está a perder quota, nomeadamente para a Endesa que tem os preços mais baratos.

O Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com as políticas de alguns países do euro. Diz que aqueles que desapertarem o cinto, ficam em risco de saírem do radar dos investidores num contexto de abrandamento do ritmo de crescimento.

Lisboa prospera. Sete anos depois do resgate financeiro, em que Portugal recebeu ajuda externa no valor de 78 mil milhões de euros, é visível o fluxo de turistas que visitam a capital portuguesa, que já não é nada como era dantes. A Baixa está a ser reconstruída, o desemprego segue em queda, as exportações estão a aumentar e o mercado imobiliário cresce a grande ritmo, muito graças ao investimento estrangeiro e ao alojamento local.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião