Revista de imprensa internacional

Deutsche Bank comete erro multimilionário. Banco Mundial quer facilitar despedimentos. Espanha já é mais rica que Itália e Japão tem uma mensagem para G20. Daisy vai reclicar 200 iPhones por hora.

O Dia da Terra acontece só no domingo, mas a Apple já começou a celebrar. A gigante da tecnologia decidiu aproveitar a ocasião para revelar o seu novo robô de reciclagem de smartphones. Deste outro lado do Atlântico, o Deutsche Bank cometeu um erro multimilionário, que foi corrigido rapidamente, mas fez soar muitas campainhas. Ainda nos bancos, o Banco Mundial está a recomendar a facilitação dos despedimentos para fazer face a um mercado de trabalho em mudança. Melhores ventos vêm de Espanha, com a sua economia a ultrapassar a italiana. O Japão tem uma mensagem para os G20, que é também um aviso a Donald Trump.

Bloomberg

Deutsche Bank transfere 28 mil milhões de euros… por erro

Um simples pagamento de rotina fez soar as campainhas no Deustche Bank. O banco alemão transferiu por erro 28 mil milhões de euros, no âmbito de uma operação de negociação de derivados, garante uma fonte com conhecimento do caso. O montante foi enviado para uma conta da câmara de compensação da Deutsche Boerse, uma semana antes da Páscoa, mas foi rapidamente reposto. Ainda assim, o episódio está a levantar questões sobre os mecanismos de controlo da instituição.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago / conteúdo em inglês).

The Guardian

Banco Mundial recomenda facilitação de despedimentos

Face à transformação do mercado de trabalho, o Banco Mundial está a sugerir que se adote uma estratégia de desregulação baseada em dois pilares principais: reduzir o salário mínimo e a facilitar o despedimento dos trabalhadores. Deste modo, a instituição espera que as regulações deixem de ser “um fardo” sobre as empresas. As recomendações, que têm como alvo principal os países em desenvolvimento, estão a gerar preocupação.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre / conteúdo em inglês).

Financial Times

Espanha já é mais rica que Itália

O PIB per capita espanhol ultrapassou, no último ano, aquele registado na terceira maior economia da Zona Euro, a italiana Os dados foram avançados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e refletem não só o florescimento da economia espanhola, como a deterioração da economia italiana motivada pelo impasse governativo. Segundo o FMI, Espanha deve tornar-se 7% mais rica que Itália, nos próximos cinco anos. Isto quando, há uma década, esse segundo país era 10% mais rico que o primeiro.

Leia a notícia completa na Financial Times (acesso pago / conteúdo em inglês).

Reuters

Japão avisa G20: protecionismo vai perturbar mercados

O Japão tem uma mensagem para o ministros das Finanças e para os chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias mundiais: o protecionismo e a entrada numa guerra comercial irão perturbar os mercados financeiros e aumentar a sua volatilidade. “Disse aos meus pares do G20 que nenhum país iria beneficiar de políticas viradas para si mesmos baseadas no protecionismo”, avançou o ministro das Finanças japonês, à saída de um jantar que reuniu estes líderes. Taro Aso defendeu ainda a aplicação de soluções multilaterais para que se conseguia um equilíbrio global.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre / conteúdo em inglês).

TechCrunch

Adeus, Liam. Olá, Daisy. Apple tem novo robô

A poucos dias do Dia da Terra, a Apple decidiu recordar o que tem feito pelo proteção do ambiente e anunciar um novo robô de reciclagem de iPhones. A Daisy vem substituir o Liam e é capaz de desmontar 200 smartphones por hora. A robô consegue aplicar este processo a nove modelos distintos do telemóvel em questão e separar todas as suas peças reutilizáveis para que voltem a servir de matéria-prima.

Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre / conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião