COTEC e AESE lançam prémio europeu Industrial Excellence Award

Prémio visa dar a conhecer práticas de gestão industrial com recurso à inovação tecnológica. Iniciativa já existe há 20 anos na Europa, mas é a primeira vez que as empresas portuguesas participam.

A COTEC Portugal e a AESE vão lançar o Industrial Excellence Awards (IEA) em Portugal. A iniciativa, apresentada na tarde desta quinta-feira, no Porto, nas instalações do CEiiA, e que contou com a participação da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, está integrada na Plataforma 4.0, sendo a primeira vez que as empresas portuguesas entram neste processo.

O objetivo é identificar e disseminar processos industriais e gestão de excelência em cadeias de valor industrial com melhoria ao nível dos custos, serviços, velocidade, qualidade e flexibilidade das operações, com impacto significativo na competitividade das empresas.

Jorge Portugal, diretor geral da COTEC, explica que “o que o prémio vai perceber são os processos de inovação para atingir estes resultados. Identificar quais são os pilares de excelência industrial adotados pelas empresas industriais portuguesas e que explicam o seu sucesso”.

Ana Teresa Lehmann assume que “este tipo de prémios é extremamente importante para valorizar e divulgar empresas que se distinguem claramente das demais, sendo que esta iniciativa da COTEC em articulação com a AESE tem especial relevância porque, pela primeira vez, as empresas portuguesas serão mobilizadas a participar neste prémio europeu, que tem como objetivo dar a conhecer práticas de gestão industrial com recurso à inovação tecnológica.”

A secretária de Estado da Indústria, referiu ainda que “estes prémios dão visibilidade à nossa indústria, colocando-os entre os melhores a nível internacional”. Ana Lehmann adianta ainda que são uma prova “que estamos a implementar com sucesso a indústria 4.0”.

Nesta primeira fase, a COTEC e AESE irão promover sessões de promoção e divulgação junto das empresas. Para já, há duas empresas selecionadas para darem a conhecer as melhores práticas em Gestão Industrial: a TMG Automotive e a Solancis. Depois, em setembro, serão abertas as candidaturas ao IEA, que se prolongam até fevereiro de 2019, para apurar um vencedor e um finalista.

Em 2019, terá lugar a final europeia, onde as duas empresas selecionadas irão competir com os congéneres de países como França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Espanha, Suíça, Turquia e Holanda.

O prémio que já existe a nível europeu desde 1995 é promovido a nível europeu pelo Insead, em França, e pela WHU- Otto Beisheim School of Management, na Alemanha, e a nível ibérico pela IESE Business School. Todas as unidades de negócios europeias que utilizam técnicas industriais para os seus produtos ou serviços são incentivadas a participar desta pesquisa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

COTEC e AESE lançam prémio europeu Industrial Excellence Award

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião