Pinto aterrou em Lisboa em 2000. O que fez nestes 17 anos?

  • Rita Atalaia
  • 11 Janeiro 2018

A companhia área reúne numa cronologia os principais momentos da empresa sob a liderança de Fernando Pinto, que está agora de saída.

1 de abril de 2004. O Presidente do Conselho de Administração da TAP, Cardoso e Cunha acompanhado pelo Administrador-delegado, Fernando Pinto e todos os outros membros da administração, durante a apresentação dos resultados da empresa no ano de 2003.Paulo Carriço / Lusa

Fernando Pinto vai deixar a presidência executiva da TAP, a companhia aérea portuguesa. A saída deverá acontecer no final de janeiro e já há substituto: Antonoaldo Neves, que é atualmente administrador da aérea portuguesa. Apesar de, em outubro, Fernando Pinto ter garantido que não iria sair “em breve” da empresa, o discurso mudou na segunda metade de dezembro, afirmando depois sentir-se “absolutamente realizado” com o trabalho levado a cabo na companhia durante os últimos 17 anos. É com base neste período que a TAP reúne os principais momentos numa cronologia.

Os 17 anos de Fernando Pinto à frente da TAP

2000 – Fernando Pinto chega à TAP, acompanhado por uma equipa de gestão constituída por Manoel Torres, Michael Conolly e Luiz da Gama Mór. TAP opera para 38 destinos, com 35 aeronaves. 5,4 milhões de passageiros transportados. O resultado da TAP nesse ano foi de 110 milhões de euros negativos;

2003 – Governo cria a TAP SGPS, no âmbito da reestruturação económico-financeira da companhia aérea portuguesa. Nesse ano, a TAP SA tem resultados positivos de mais de 19 milhões de euros;

2005 – TAP faz 60 anos. A 1 de fevereiro é apresentada a nova imagem que integra um novo logótipo, o quinto desde que a TAP foi fundada, e uma nova designação: “TAP Portugal”. A 14 de março, a TAP integra a Star Alliance, a primeira e maior aliança de companhias aéreas em todo o mundo. E fecha o ano com resultados positivos superiores a três milhões e 600 mil euros. O então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mexia, garante que Fernando Pinto continua à frente da companhia. Fernando Pinto assume Presidência da Associação de Companhias Aéreas Europeias (AEA);

2006 – Nova imagem da empresa é distinguida com o prémio Melhor Branding e Re-Branding. A TAP compra e assume o controlo da Variglog e da VEM, do antigo Grupo Varig (hoje TAP Manutenção e Engenharia), o maior Centro de Manutenção da América do Sul. Número recorde de 47 frequências semanais diretas para o Brasil;

2007 – Integração operacional da PGA na TAP. A empresa recebe o primeiro A330 diretamente do fabricante. Fernando Pinto como Presidente do Conselho da IATA (entre 2007 e 2008). TAP considerada 10.ª Companhia Aérea Mais Segura do Mundo (revista Newsweek);

2008 – A TAP atinge o recorde de 33.464 passageiros transportados num só dia. Mais de 8 milhões de passageiros transportados, mais um milhão que no ano anterior. TAP considerada a Companhia Aérea do Ano (prémios “Os 10 Mais do Turismo de 2007”);

2009 – Prémio “Planeta Terra 2010” (atribuído pela UNESCO e União Internacional de Ciências Geológicas), em reconhecimento do Programa de Compensação de Emissões de CO2 da TAP, a primeira companhia aérea do mundo a lançar este programa. TAP cresceu 20% no mercado brasileiro. Eleita Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul (16ª edição World Travel Awards);

2010 – TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A certificada como Centro Autorizado de Serviços Embraer (EASC). TAP eleita “Melhor Companhia Aérea do Mundo”, pela revista Condé Nast Traveller. TAP, S.A. obtém o melhor resultado de sempre, com lucros de 62,3 milhões, que permitem regressar a uma situação líquida positiva;

2011 – TAP classificada como a Mais Segura Companhia Aérea da Europa Ocidental e a quarta Mais Segura de todo o Mundo (relatório JACDEC);

2012 – TAP ultrapassa os 10 milhões de passageiros transportados num único ano, um valor nunca antes alcançado;

2014 – Somam-se 11 novos destinos. Em 2014 tornou-se líder de operação no Brasil, com voos diretos à partida de Lisboa e Porto, para 12 destinos com voos bidiários em algumas rotas. Em 2000, quando o Engenheiro Fernando Pinto chegou, a TAP servia apenas cinco destinos no Brasil, nenhum diário, e alguns deles em voos combinados. TAP distinguida pela Câmara de Comércio Americana em Portugal com prémios AmCham, reconhecendo a companhia como veículo para a aproximação entre Portugal e os EUA;

2015 – Privatização da companhia aérea, consórcio Atlantic Gateway como novo acionista. Compra de 53 novos aviões e investimento de 70 milhões de euros para atualização dos interiores da frota existente. Fernando Pinto distinguido como “Gestor do Ano do Setor Privado”, pelos Amadeu Brighter Awards;

2016 – Com a extinção da marca PGA, nasce a marca TAP Express e a frota é renovada (17 novos aviões, oito aviões ATR72 e nove Embraer 190). Nova estrutura acionista. Criação da Ponte Aérea, com ligações diárias de hora a hora entre o Porto e Lisboa. Lançamento do programa Portugal Stopover. Mais de 90 mil clientes de todo o mundo da eDreams destacaram a TAP no TOP 10 das melhores companhias aéreas do mundo;

2017 – TAP recupera a designação “TAP Air Portugal” (utilizada entre 1979 e 2005). Mais de 14 Milhões de passageiros transportados, um crescimento de 21,7% face ao ano anterior. As rotas dos Açores e da Madeira, no seu conjunto, ultrapassaram pela primeira vez a marca de um milhão de passageiros. Pela primeira vez, a TAP ultrapassou também um milhão de passageiros num único ano no conjunto das rotas de África.

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