Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 10 Janeiro 2018

Berlusconi está na corrida eleitoral e tem uma carta na manga. Moon e Kim ensaiam possibilidade de reunião. Oprah não abana confiança de Trump e britânicos querem demorar-se no mercado da UE.

Silvio Berlusconi está de volta… e traz com ele um plano fiscal que está a gerar preocupação. Mais ao lado no continente europeu, o Reino Unido diz ‘adeus’ à União Europeia, mas, enquanto o divórcio não é final, espera manter-se próximo do bloco (ou pelo menos do seu mercado). Do outro lado do Atlântico, Oprah faz os americanos sonharem com a substituição de Trump, mas o empresário nova-iorquino não se deixar abater. Por falar em Donald, o seu inimigo número um, Kim Jong-un, pode estar prestes a marcar uma reunião com a Coreia do Sul. O grupo Renault-Nissan-Mitsubishi está generoso e estende a mão (e a carteira) às startups.

Financial Times

Berlusconi seduz eleitores com diminuição da carga fiscal

Depois de Sergio Mattarella ter dissolvido o Parlamento, Itália prepara-se para novas eleições. Na corrida que termina em março, está o polémico antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi. A chave da sua campanha? Uma reforma fiscal baseada na diminuição dos impostos exigidos às famílias e às empresas. “[Estas medidas] significarão mais consumo das famílias, mais produção das empresas, mais emprego, mais dinheiro nos cofres do Estado para ajudar os cidadãos”, explicou o político, numa entrevista. Berlusconi acredita que com este plano “simples e justo” será mitigada a evasão fiscal.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

CNBC

Mil milhões para as startups. Grupo Renault-Nissan-Mitsubishi está generoso

O grupo Renault-Nissan-Mitsubishi quer apostar mil milhões de euros em startups nos próximos cinco anos. Os empreendedores interessados poderão tentar convencer a marca de que merecem o investimento numa loja que o CEO do grupo, Carlos Ghosn, pretende criar para o efeito.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre / conteúdo em inglês).

The Washington Post

Coreias. Moon do Sul está disposto a conversar com Kim do Norte

O Presidente da Coreia do Sul está disposto a ter uma reunião com Kim Jong-un. A proposta foi feita esta quarta-feira e só será concretizada se certas condições forem cumpridas. Esta não é a primeira vez que Moon Jae-in refere a possibilidade de um encontro, mas as perspetivas da sua realização mantiveram-se, até agora, bastante baixas. O envio de uma delegação norte-coreana aos os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, anunciado esta semana, vem contudo alterar esse quadro. A Coreia do Norte estará mesmo aberta a conversar sobre a redução da animosidade na fronteira entre os países, uma medida que o Governo de Moon há muito procura conseguir.

Leia a notícia completa no The Washington Post (acesso livre / conteúdo em inglês).

Reuters

Britânicos querem ter acesso ao mercado europeu durante a transição

Enquanto o divórcio não for final, os britânicos querem manter o acesso ao mercado e união aduaneira europeus. “Durante o período de transição, o acesso aos mercados dos outros Estados deve continuar com a forma atual e baseado nas regras existentes”, escreveram o ministro das Finanças britânico e o ministro para o Brexit, num jornal alemão. Os governantes explicam que, assim, as empresas teriam tempo para se prepararem para a saída do Reino Unido da União Europeia e enfrentariam apenas uma vaga de mudanças.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre/ conteúdo em inglês).

The Guardian

“Sim, eu venço a Oprah”, garante Trump

Depois de um discurso impactante na cerimónia dos Globos de Ouro, começou a especulação de uma possível candidatura de Oprah Winfrey à presidência dos EUA. O atual presidente, Donald Trump, apressou-se a comentar esta possibilidade, assegurando: “Sim, eu venço a Oprah”. Fontes próximas da apresentadora americana afirmam que esta se encontra “intrigada” com esta vontade popular mas que não está, para já, a considerar o cargo.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/ conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião