Lisboa fecha ano em alta. Ganhou 15% em 2017

  • Marta Santos Silva
  • 29 Dezembro 2017

O PSI-20 fechou esta sexta-feira a ganhar mais de três décimas, com a EDP, os CTT e a Jerónimo Martins a puxarem por Lisboa. Um ano em que o índice se destacou na Europa só podia acabar assim.

Na última sessão do ano, a bolsa lisboeta fechou em alta, após cinco sessões consecutivas de queda. O ano de 2017 trouxe o PSI-20, o índice de referência nacional, ao top das bolsas mais bem-sucedidas da Zona Euro, empatada com a italiana pelo terceiro lugar do pódio.

Esta sexta-feira, o PSI-20 subiu 0,36% para os 5.388,33 pontos, contrariando a tendência negativa das restantes praças europeias. Com esta valorização, elevou para mais de 15% o ganho anual, fazendo de 2017 o ano com o melhor ganho anual desde 2013.

Lisboa contou com a ajuda de desempenhos positivas em quase todas as cotadas, incluindo a EDP Renováveis e a casa mãe, a EDP, a Jerónimo Martins, a Nos e os CTT. O maior ganho foi mesmo o da EDP Renováveis, que subiu 2,64%, chegando aos 6,967 euros. A EDP também subiu, no dia a seguir ao anúncio de que iria subir os preços no próximo ano: ganhou 0,17% para chegar aos 2,88 euros.

A Jerónimo Martins deu por si a subir 0,37%, para os 16,18 euros, enquanto a Mota Engil acabou o ano no vermelho: esta sexta-feira, perdeu 1,03% para os 3,66 euros. Isso não impediu a Mota Engil de ser a empresa com mais ganhos anuais em 2017. A Mota Engil acaba o ano 127% mais valiosa do que no ano passado, a maior subida registada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa fecha ano em alta. Ganhou 15% em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião