Governo do Brasil não considera transferir controlo da Embraer para outra empresa

  • Lusa
  • 22 Dezembro 2017

O Chefe de Estado brasileiro fez questão de dizer que a injeção de capital estrangeiro é bem-vinda na Embraer, mas o Brasil pode barrar uma eventual mudança na estrutura acionista com a golden share.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, frisou esta sexta-feira, durante um encontro com jornalistas, que não considera transferir o controlo da empresa brasileira fabricante de aeronaves Embraer para a norte-americana Boeing.

“Não há menor cogitação de transferir o controlo [da Embraer] para outra empresa”, disse o Presidente brasileiro.

Não há menor cogitação de transferir o controlo [da Embraer] para outra empresa.

Michel Temer

Presidente do Brasil

A declaração acontece depois das duas empresas terem confirmado que estavam a negociar uma fusão, depois do jornal norte-americano Wall Street Journal ter noticiado que a Boeing estava a negociar a compra da Embraer.

O Chefe de Estado brasileiro, porém, fez questão de dizer que a injeção de capital estrangeiro é bem-vinda na Embraer, embora tenha declarado que o Governo brasileiro não foi contactado oficialmente pelas empresas relativamente a este assunto. O Brasil pode barrar uma eventual mudança na estrutura acionista na Embraer já que detém direitos especiais, a chamada golden share, que lhe garante poder de veto em decisões estratégicas da empresa.

Esta ação foi criada em 1994, quando a Embraer deixou de ser estatal e abriu o capital a investidores no mercado. A fabricante aérea brasileira Embraer tem um valor de mercado de cerca de 3,7 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) e atua nos segmentos de aviação comercial, aviação executiva, defesa e segurança e aviação agrícola.

A empresa mantém duas fábricas em Portugal, no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora, a 130 quilómetros a leste de Lisboa, sendo que a empresa também é acionista da OGMA (65%), em Alverca, arredores de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo do Brasil não considera transferir controlo da Embraer para outra empresa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião