Revista de imprensa internacional

Le Pen diz ser vítima de perseguição política. Bruxelas não vai pedir mais ajustes a Espanha. Austrália com medo do poder económico chinês. Derrames petrolíferos na Nigéria não param.

Em França, Marine Le Pen diz ser vítima de perseguição política. A Comissão Europeia avisou Espanha de que não serão pedidos mais ajustes ao país. Austrália tem o poder económico chinês na região Indo-Pacífica. Derrames petrolíferos na Nigéria não param. Índia recebe investimento de 40 mil milhões de dólares.

Financial Times

Le Pen diz estar a ser perseguida

Primeiro foi a vez da Société Générale ter encerrado as contas da Frente Nacional, agora foi a vez do banco HSBC fechar a conta do partido de Marine Le Pen. “O sistema bancário e, em particular, o Société Générale, Crédit du Nord e HSBC, não devem imaginar que possam ter um impacto tão escandaloso no processo democrático”, disse esta quinta-feira. A deputada diz-se vítima de perseguição política. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

El País

Bruxelas não vai exigir mais ajustes a Espanha

A Comissão Europeia tem vindo a advertir Espanha sobre o impacto que a Catalunha terá para a economia do país. Apesar de ainda afirmar ser cedo para conseguir determinar a dimensão dessa influência, Bruxelas garantiu que não pedirá mais ajustes. O défice espanhol vai fechar nos 2,4%, duas décimas acima do previsto, de acordo com a Comissão Europeia. Em outras ocasiões, já teria sido pedido um corte de dois mil milhões de euros. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Reuters

Austrália confia nos Estados Unidos para controlar a China

A Austrália aconselhou os Estados Unidos a manter uma boa relação com o continente asiático, nomeadamente a China, devido ao poder económico que o país tem vindo a adquirir na região indo-pacífica. Camberra tem uma relação de proximidade com Pequim, no entanto teme o possível controlo da China e, conta assim, com Donald Trump para equilibrar a balança. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Le Monde

Derrames de petróleo na Nigéria preocupam especialistas

Um estudo realizado por dois investigadores analisou os constantes derrames de petróleo que acontecem no país, estimando o número de mortes que já provocou e que ainda poderá provocar. Em 2012 houve 5,3 milhões de nascimentos e quase 8% deles ocorreram num raio de 10 quilómetros em torno de uma petrolífera. Os derrames de petróleo regulares e não controlados são uma característica proeminente da indústria petrolífera nigeriana – a principal fonte de renda para o seu PIB. Leia a notícia completa no Le Monde (acesso livre, conteúdo em francês)

Bloomberg

Lotte Group e PSA pretendem investir 6 mil milhões de dólares na Índia

A sul-coreana Lotte Group e o fabricante de automóveis francês PSA estão a discutir propostas para um investimento de até seis mil milhões de euros na Índia, nas áreas do retalho, química, alimentos, imóveis e desenvolvimento de plataformas ferroviárias. O PSA, fabricante de automóveis da Peugeot e da Citroen vai avançar mil milhões de dólares para construir uma fábrica de construção automóvel no país. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião