Governo termina com cursos vocacionais criados por Nuno Crato

  • ECO
  • 12 Novembro 2017

O Governo vai acabar formalmente com os cursos vocacionais criados pelo anterior ministro da Educação. Estes cursos já desapareceram das escolas mas agora vão deixar de constar na lei.

O Governo vai acabar formalmente com os cursos vocacionais criados pelo anterior ministro da Educação, Nuno Crato, avança o jornal Público (acesso condicionado) na edição desde domingo.

Estes cursos vocacionais já desapareceram da rede de oferta formativa neste ano letivo, tendo sido substituídos, nas escolas do ensino básico, pela reativação dos cursos de educação e formação (CEF).

O jornal teve acesso ao decreto-lei que vai alterar o diploma que estabelece os princípios da organização e do processo de desenvolvimento do currículo do ensino básico e secundário, bem como da avaliação. E os cursos vocacionais deixam de constar da oferta formativa, colocando um ponto final formal à herança deixada por Nuno Crato. O jornal lembra que apesar de ter desativado os CEF, Crato manteve esta oferta sempre inscrita na lei.

Há outras medidas implementadas pelo anterior ministro da Educação que também são revertidas. Por exemplo, os estudantes do ensino profissional que pretendam ingressar no ensino superior já não terão de fazer três exames, passando a contar apenas um como prova de ingresso, sem contar assim a o cálculo da média final do ensino secundário.

O Público revela ainda que a disciplina de Educação Física vai voltar a ser contabilizada para efeitos da média final de todos os alunos, em vez de contar apenas para os estudantes que prossigam estudos nesta área.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo termina com cursos vocacionais criados por Nuno Crato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião