Caldeira Cabral em entrevista ao El País: “Acabámos com a austeridade”

Numa entrevista ao jornal espanhol El País, o ministro afirmou que o Governo acabou com a austeridade em Portugal e recuperou a confiança dos investidores.

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse em entrevista ao jornal espanhol El País que o Governo acabou com a austeridade em Portugal. “Libertámos a economia das amarras da austeridade. Acabámos com a austeridade e adotámos uma política moderada e responsável, devolvemos rendimentos a trabalhadores e pensionistas e assegurámos que os cidadãos não teriam mais cortes. Assim se recuperou a confiança dos portugueses e dos investidores”, afirmou.

Confrontado com as críticas da oposição de que os investidores se mantêm desconfiados, Caldeira Cabral muniu-se de números. Garante que “o trimestre fechou com um aumento do investimento na ordem dos 10%”, o que é uma “garantia de sustentabilidade do crescimento”. “Há 12 anos tínhamos um défice externo elevado, e hoje há um superavit na balança de bens e serviços graças às exportações que crescem a 9%, o maior ritmo da década, mais do que na Holanda e na Alemanha”, acrescentou o ministro.

O governante atribui também créditos às exportações como motor de crescimento económico, a par do turismo. Caldeira Cabral afirmou: “os motores são o investimento e as exportações, que são muito diversificados”. E indicou: “Ainda que se fale muito do turismo, a indústria agroalimentar, a do calçado, a têxtil e a automóvel têm aumentado bastante.”

Por fim, o Web Summit foi outro dos temas abordados na entrevista, com o ministro a elencar as mais-valias que o evento trouxe no espaço de um ano, como a instalação da incubadora britânica Second Home na capital portuguesa, a vinda de um centro de cibersegurança da Siemens para Portugal, e a Mercedes-Benz, que aqui tem o único centro de investigação para desenvolvimento da tecnologia dos carros sem condutor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caldeira Cabral em entrevista ao El País: “Acabámos com a austeridade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião