Fuga de depósitos leva banco central russo a resgatar o maior banco privado do país

  • Juliana Nogueira Santos
  • 29 Agosto 2017

O Bank Otkritie viu cerca 10.000 milhões de dólares a serem levantados no período de dois meses. Com este resgate, os credores e os clientes não sofrerão quaisquer penalizações.

Elvira Nabiullina, presidente do Banco Central Russo, terá optado por não aplicar o regime ball-in no resgate do maior banco privado russo.Andrey Rudakov/Bloomberg

O Banco Central Russo vai resgatar o maior banco privado do país, o Bank Otkritie, após este ter assistido a uma grande fuga de depósitos e uma queda nos ativos. Em comunicado, o regulador bancário afirma que vai passar a ser “o principal investidor” do banco, utilizando o capital do Fundo de Consolidação do Setor Bancário, criado em maio deste ano.

Como conta o Financial Times, a fuga de depósitos deu-se entre junho e julho, meses em que o montante equivalente a 10,4 mil milhões de dólares foi levantado de várias contas, ou seja, cerca de 20% do seu balanço anual. O Otkritie é considerado um dos credores mais importantes do país, ocupando a oitava posição nacional no que diz respeito aos ativos.

No mesmo comunicado, o banco central afirma que os acionistas e a equipa de administração vão cooperar para “assegurar que [o banco] continua em funcionamento no mercado sem interrupções e ordenar qualquer medida que assegure o crescimento continuado do banco”. Para além disso, o regime de ball-in — cuja utilização foi aprovada em maio — não vai ser aplicado, sendo que os credores e os clientes não sofrerão quaisquer penalizações.

A notícia de que a intervenção estatal estaria a ser preparada foi avançada no final da semana passada pelo mesmo meio de comunicação. Nessa altura, o fundador do banco, Vadim Beleyev, afirmou que não estavam em curso quaisquer negociações com o banco central. Este será o primeiro banco a ser resgatado desde que, em 2011, o Bank of Moscow necessitou de intervenção estatal.

Segundo dados do Otkritie, o banco conta com 3,6 milhões de consumidores de retalho, 15.000 funcionários e 412 balcões espalhados por 54 regiões da Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fuga de depósitos leva banco central russo a resgatar o maior banco privado do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião