Subida recorde do Montepio apaga descidas da EDP e Galp

O PSI-20 subiu 0,43%, refletindo a valorização recorde das unidades de participação do Montepio depois de a Associação Mutualista ter lançado uma OPA.

A bolsa lisboeta valorizou pela quarta sessão consecutiva. A subida recorde do Montepio mais do que compensou as quedas de cotadas significativas como a EDP ou a Galp. As unidades de participação do Montepio quase duplicaram de valor, aproximando-se do valor oferecido pela Associação Mutualista na OPA.

As unidades de participação do Montepio Geral dispararam na bolsa depois de a Associação Mutualista ter lançado uma OPA para comprar títulos por um euro cada. A contrapartida que a entidade oferece por cada unidade do banco é igual ao valor a que estes títulos foram vendidos numa primeira fase a investidores de retalho. Ou seja, os pequenos investidores que compraram estas unidades nos balcões do Montepio não perdem dinheiro na OPA.

Os títulos do banco MPIO 0,00% valorizaram 99,20% para os 99 cêntimos por unidade de participação. Só esta quarta-feira foram trocadas 3,6 milhões de unidades de participação do Montepio. Esta valorização recorde do Montepio levou a bolsa lisboeta a subir 0,43% para os 5.203,30 pontos.

A penalizar o PSI-20 PSI20 0,00% estiveram cotadas com elevada importância no índice bolsista português. Foi o caso da EDP EDP 0,00% : a elétrica nacional tinha registado um forte apetite comprador na sessão desta terça-feira depois da notícia de que a espanhola Gas Natural teria abordado da companhia portuguesa para uma fusão avaliada em 35 mil milhões de euros, entretanto desmentida. Contudo, esta quarta-feira as ações da elétrica voltaram a cair 1,48% para os 2,86 euros por título, corrigindo a valorização registada na sessão anterior.

Além da EDP, a Galp registou uma desvalorização de 1,6% para os 13,24 euros por ação. Em causa está a oposição da Rússia a qualquer proposta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para agravar os cortes na produção. Esta posição russa fez cair preço do barril. O Brent está a desvalorizar acima dos 2%, afastando-se dos 50 dólares, e o WTI está a cair mais de 3%, regressando à casa dos 45 dólares.

As ações dos CTT e da Mota-Engil também penalizaram PSI-20. Além do Montepio, cotadas como o BCP, a Jerónimo Martins e a Navigator contribuiram para que apesar da queda dos pesos pesados a bolsa nacional tenha conseguido acompanhar a tendência positiva da generalidade das praças europeias. O Stoxx 600 somou 0,19%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida recorde do Montepio apaga descidas da EDP e Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião