Revista de imprensa internacional

Na ressaca da decisão do Eurogrupo, que desbloqueou um empréstimo à Grécia, o parlamento alemão vai discutir este novo resgate. Nos Estados Unidos, nasce uma nova gigante do setor químico.

As autoridades britânicas abriram uma investigação criminal ao incêndio que atingiu o edifício Grenfell, em Londres, numa altura em que há ainda dezenas de desaparecidos. Ainda na Europa, Emilio Saracho partilha a sua versão dos últimos dias do Popular, no mesmo dia em que o parlamento alemão vai discutir o novo resgate à Grécia, aprovado na quinta-feira pelo Eurogrupo. Nos EUA, a fusão da DuPont com a Dow já tem luz verde da concorrência norte-americana, criando-se, assim, uma nova gigante do setor químico.

El Mundo

Saracho diz que não foi informado da real situação do Popular

“O primeiro enganado sobre o Banco Popular sou eu”. É desta forma que Emilio Saracho, o ex-presidente do banco que foi vendido ao Santander por um euro, no âmbito de uma medida de resolução imposta por Bruxelas, comenta os últimos meses do Popular. O responsável foi chamado para tentar salvar o Popular em fevereiro, mas garante que, nessa altura, não foi informado da real situação do banco. Saracho, que recusou uma indemnização de quatro milhões de euros, vai continuar ligado ao Santander por mais três meses, como assessor.

Leia a notícia completa no El Mundo (conteúdo em castelhano / acesso gratuito).

The Guardian

Scotland Yard abre investigação ao incêndio na Grenfell Tower

A Scotland Yard abriu uma investigação criminal ao incêndio que atingiu a Grenfell Tower, em Londres. Em causa está o facto de o edifício ter painéis de revestimento que não são anti-incêndio que, nos Estados Unidos, são proibidos desde 2012. A polícia já identificou seis pessoas, mas não adianta mais detalhes sobre a investigação. Há, para já, 17 mortos contabilizados, mas as autoridades antecipam que este número vá subir.

Leia a notícia completa no The Guardian (conteúdo em inglês / acesso gratuito).

Kathimerini

Parlamento alemão discute resgate à Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro chegaram a acordo sobre o valor do terceiro empréstimo à Grécia, tendo decidido desbloquear 8,5 mil milhões de euros para que o país possa cumprir com as obrigações de dívida. Agora, a Alemanha, maior credora da Grécia, vai discutir este novo resgate no Parlamento. Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, espera que este empréstimo possa ajudar a Grécia a recuperar competitividade, mas ressalva que, para haver um alívio da dívida grega, o país tem de fazer mais reformas.

Leia a notícia completa no Kathimerini (conteúdo em inglês / acesso gratuito).

Reuters

Fusão da DuPont e Dow já tem luz verde da concorrência

A DuPont e a Dow Chemical já têm luz verde da autoridade da concorrência norte-americana para avançarem com a fusão anunciada em dezembro de 2015. Nasce assim uma nova gigante do setor químico, avaliada em 130 mil milhões de dólares (mais de 116 mil milhões de euros). Para aprovar a operação, o Departamento de Justiça norte-americano impôs a condição de as empresas venderem alguns ativos, uma medida que também já tinha sido imposta pelas autoridades europeias.

Leia a notícia completa na Reuters (conteúdo em inglês / acesso gratuito).

Financial Times

Google enfrenta multa de mil milhões

A Google arrisca ser multada em mais de mil milhões de dólares pela Comissão Europeia, que considera que a tecnológica abusou da sua liderança do mercado de pesquisas no desenvolvimento do serviço Google Shopping. A confirmar-se, esta poderá ser a maior multa já aplicada pela Comissão Europeia por abuso de concorrência. A mais alta, até agora, foi a multa de mil milhões aplicada à Intel, em 2009. O anúncio deverá ser feito por Bruxelas nas próximas semanas.

Leia a notícia completa no Financial Times (conteúdo em inglês / acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião