PT recolhe informações dos computadores infetados

  • Margarida Peixoto
  • 15 Maio 2017

No rescaldo do ciberataque de sexta-feira, as equipas da PT estão a recolher informações dos computadores infetados. Mas já há trabalhadores a operar normalmente.

Esta segunda-feira, à chegada ao escritório, os trabalhadores da PT tinham indicação para experimentar ligar os seus computadores. Mas para todos os que ainda tivessem no ecrã a mensagem de ficheiros encriptados — sinal de que foram infetados pelo ciberataque mundial de sexta-feira — as ordens eram para voltar a desligar o PC. Entretanto, as equipas da empresa de telecomunicações estão a recolher informação dos computadores infetados, apurou o ECO.

Na sexta-feira, os computadores da PT foram alvo de um ciberataque à escala internacional. Os hackers conseguiram infetar os PC e encriptar os ficheiros dos trabalhadores, impedindo o acesso às informações de trabalho da empresa. Para desbloquear os ficheiros, exigem um resgate de 300 dólares em bitcoins, a pagar num prazo de sete dias.

A empresa de telecomunicações confirmou o ataque informático e adiantou que está a trabalhar com as autoridades nacionais. Tal como explicou Pedro Veiga, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal, ao ECO, a investigação do crime está agora a cargo da Polícia Judiciária.

Durante o fim de semana as equipas da PT estiveram a trabalhar para limitar os danos do ciberataque. Hoje, os funcionários cujos computadores não parecem ter sido afetados já têm indicações para trabalhar normalmente.

O ECO contactou fonte oficial da PT, mas até ao momento ainda não foi possível obter reações ou informação adicional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PT recolhe informações dos computadores infetados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião