Sabe qual é o banco que cobra menos pela conta base?

O Banco de Portugal disponibiliza a partir desta quarta-feira uma ferramenta que permite comparar as comissões das contas de Serviços Mínimos Bancários e das contas base cobradas pelos bancos.

Comparar os custos associados às contas bancárias é mais fácil a partir de hoje. O Banco de Portugal vai passar a disponibilizar, no Portal do Cliente Bancário, uma ferramenta que irá permitir a comparação das comissões associadas às contas de Serviços Mínimo Bancários (SMB) e às contas base disponibilizadas pelos bancos a operar em Portugal.

A comparação de custos será possível tanto por instituição financeira como por serviço. Para já, a comparação é apenas possível para estes dois tipos de contas, mas a intenção é alargar essa possibilidade a um leque de até dez comissões associadas às contas à ordem. Em vista estará estender este comparativo aos custos de manutenção de conta, anuidade dos cartões de débito e crédito, cash advance, transferências interbancárias, entre outras, incluindo a diferenciação consoante o canal utilizado: balcão ou online, por exemplo. A extensão a um conjunto mais alargado de comissões está dependente da harmonização a nível europeu da Diretiva das Contas de Pagamento, podendo acontecer ainda este ano.

Para já será possível aos clientes bancários comparar as comissões cobradas pelas instituições financeiras nas contas de SMB, um tipo de contas que todos os bancos são obrigados a disponibilizar com um pacote mínimo de serviços acessíveis a qualquer cliente a partir de um custo baixo e limitado a um teto máximo. O mesmo acontecerá com as contas base, cuja oferta não é obrigatória, mas que é padronizada com base num conjunto de serviços, sendo o seu custo fixo.

Os custos de qualquer destas contas já era possível de consultar no Portal do Cliente Bancário. Aquilo que a nova ferramenta irá permitir é flexibilizar essa comparação. Será possível comparar os custos entre instituições selecionadas pelo cliente, num limite máximo de três. Será também possível fazer essa comparação por tipo de serviço. A nova ferramenta permite imprimir o resultado da comparação, bem como a exportação dos dados tanto das comissões em vigor em todos os bancos como o respetivo histórico. Será ainda possível filtrar essa informação de acordo com alguns critérios como, por exemplo, os dez bancos que cobram os valores mais elevados.

O objetivo do Banco de Portugal é atualizar diariamente, às zero horas, com informações contidas neste comparador de comissões de contas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe qual é o banco que cobra menos pela conta base?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião