Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 3 Abril 2017

Trump está pronto para enfrentar a Coreia do Norte sozinho, Temer tem mais uma ameaça à sua presidência do Brasil, eleições no Equador e na Sérvia, e outras notícias que marcam a atualidade mundial.

Temer arrisca ter de sair da presidência do Brasil se um processo que começa a ser julgado esta terça-feira for para a frente, enquanto o Equador e a Sérvia têm novos presidentes esta segunda-feira, cada um com a sua controvérsia. Nos EUA, um presidente que diz não temer agir sozinho contra a Coreia do Norte, e na União Europeia um conflito diplomático que se avizinha: Bruxelas mostra que vai ser firme na questão de Gibraltar nas negociações do Brexit. Leia as seis notícias que marcam a atualidade mundial esta segunda-feira.

Financial Times

Trump: EUA agirá sozinho contra Coreia do Norte se China não agir

Donald Trump afirma estar pronto para enfrentar a ameaça personificada pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, sozinho, se a China não decidir pressionar o país do qual é a única aliada. Numa entrevista exclusiva com o Financial Times, o presidente norte-americano afirmou estar pronto para discutir esta questão com o presidente chinês Xi Jinping, que estará na Florida esta semana para o seu primeiro encontro com Trump. “Se a China não resolver a Coreia do Norte, nós resolveremos. Só vou dizer isto”, disse Donald Trump. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

El País

Candidato apoiado por Correa vence eleições no Equador

Lenín Moreno declarou-se vencedor das eleições presidenciais no Equador, com 51% perante o seu opositor, o banqueiro Guillermo Lasso, que pede uma recontagem dos votos. Moreno, o candidato escolhido por Rafael Correa, prometeu ser o “presidente de todos”, mas existe algum receio de que a sua eleição represente apenas uma continuidade da governação de Correa. O seu opositor, Lasso, afirmou mesmo que uma presidência de Moreno seria “ilegítima”, acusando-o de fraude. Leia a notícia completa no El País. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

Le Figaro

Ex-ministro de Milosevic torna-se presidente da Sérvia

O primeiro-ministro conservador Aleksandar Vucic é o novo presidente sérvio. É um papel principalmente cerimonial mas que já valeu a Vucic acusações de tendências autoritárias — enquanto primeiro-ministro, foi criticado por alguns por ter feito campanhas propagandísticas contra os seus opositores, e alguns acreditam que tentará usar a presidência para escolher um sucessor no cargo de primeiro-ministro. O antigo ministro da Informação do presidente Slobodan Milosevic, julgado por crimes de guerra no conflito dos Balcãs, será agora presidente até 2022 do país candidato à entrada na União Europeia. Leia a notícia completa no Le Figaro. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)

The Guardian

UE não vai “ser delicada” na questão de Gibraltar

O Brexit coloca em causa a situação da província de Gibraltar, o pequeno território britânico na península ibérica que Espanha pretende recuperar há séculos. Após um antigo líder do partido conservador britânico ter vindo dizer que a primeira-ministra Theresa May poderia estar disposta a recorrer ao conflito armado para proteger a soberania britânica da província, agora é o Conselho Europeu quem surpreende ao avisar que o território só poderá ser incluído num acordo comercial entre a UE e o Reino Unido com aprovação espanhola. Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Bloomberg

Bombardier adia pagamento a chefias para 2020 após escândalo

A fabricante de aviões Bombardier adiou para 2020 o pagamento aos seus mais altos quadros, após uma vaga de indignação com os salários altos dos executivos de uma empresa que teve de ser resgatada com dinheiro dos contribuintes no Canadá. Assim, os pagamentos adiados só serão entregues aos executivos, em 2020, se a empresa atingir os seus objetivos. Após ter recebido mil milhões de dólares em ajuda financeira pública e anunciar planos de cortar 14 mil empregos, a empresa viu-se a braços com escândalo por ter revelado um aumento salarial para os seus executivos. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

A Folha de São Paulo

Campanha de Dilma e Temer recebeu 112 milhões de reais de forma irregular

Terão sido 36 milhões de euros em dinheiro irregular, segundo o vice-procurador Geral Eleitoral que avalia o caso, que a campanha presidencial de Dilma Rousseff, com Michel Temer como seu vice, recebeu. É um “formidável volume de dinheiro empregado na campanha” que “evidencia abuso de poder económico que comprometeu a legitimidade e a normalidade do pleito eleitoral presidencial”, destacou o procurador num documento a que A Folha de São Paulo teve acesso. A cassação da candidatura de 2014 faria com que Michel Temer tivesse de sair da presidência. Leia a notícia completa na Folha de São Paulo. (Conteúdo em português / Acesso gratuito).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião