5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Desde a divulgação de dados económicos nos dois lados do Atlântico, a declarações de candidatos em eleições europeias, passando por declarações de responsáveis da Fed, há muito a que estar atento.

Esta quinta-feira será marcada pela divulgação de dados económicos dos dois lados do Atlântico. Do lado de cá, será possível perceber como tem evoluído a confiança dos consumidores, ao mesmo tempo que o BCE revelará os dados mais recentes sobre o seu programa de refinanciamento de longo prazo à economia. Já nos Estados Unidos, os números sobre os pedidos iniciais de subsídio de desemprego e sobre o número de casas novas vendidas dão novas pistas sobre a evolução da maior economia do mundo.

Como vai a confiança na Europa?

O sentimento dos consumidores europeus tem dado provas de resiliência ao longo dos últimos meses. Esta quinta-feira será possível saber se essa resistência se mantém neste mês, já que serão divulgados os dados relativos à confiança dos consumidores da Zona Euro. A média das estimativas avançadas pela Bloomberg apontam para que este indicador se tenha situado em março nos -5,9 pontos, um valor que a confirmar-se supera os 6,2 pontos registados no mês anterior. Ou seja, uma melhoria. Num âmbito mais político, mas que também pode ter repercussões nos mercados o centro das atenções está em discussões para a formação do novo governo resultante das eleições holandesas. As presidenciais francesas e as legislativas germânicas também estarão em foco: O candidato presidencial francês, François Fillon, é entrevistado na televisão, enquanto a chanceler alemã, Angela Merkel, fala perante os membros do seu partido.

BCE revela novos dados sobre o programa de refinanciamento

O Banco Central Europeu (BCE) divulga nesta quinta-feira os dados relativos ao programa de operação de refinanciamento de longo prazo (LTRO) relativos à semana que termina a 23 de março. Estimativas da Bloomberg apontam para que nesse período, a entidade liderada por Mario Draghi tenha emprestado um total de 110 mil milhões de euros ao abrigo deste programa. Este valor compara com os 62,16 mil milhões de euros verificados na semana precedente. O BCE divulga ainda o seu boletim económico, um documento divulgado mensalmente onde são disponibilizadas informações sobre interesses do mercado monetário, perspetivas de crescimento ou tendências de poupança.

Ainda as eleições na Europa…

Pouco mais de uma semana depois das eleições, a nova câmara baixa do parlamento holandês reúne-se com o objetivo de dar os primeiros passos no sentido da formação de uma coligação governamental após a vitória do primeiro-ministro Mark Rutte. Já em França, onde se avizinham as eleições presidenciais, o candidato de centro-direita, François Fillon, concede uma entrevista televisiva onde deverá ser confrontado com as diversas polémicas em que se tem visto envolvido. Já mais a norte, a chanceler alemã, Angela Merkel discursa perante os membros do seu partido, a cerca de sete meses das legislativas germânicas que irão ditar ou não a sua permanência na liderança do motor da Europa.

Medir o pulso à economia dos EUA

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos revela os números sobre os pedidos iniciais de subsídio de desemprego relativos à semana terminada a 18 de março. Estimativas da Bloomberg antecipam que, nesse período, 240 mil pessoas tenham requisitado esse subsídio, um número inferior face aos 241 mil registados na semana precedente. Também será divulgado os números relativos à venda de casas novas, em março. Uma sondagem da Bloomberg aponta para que tenham sido vendidas 565 mil casas novas, neste mês, acima das 555 mil verificadas no mês anterior. A confirmarem-se esses números, será um sinal positivo para a maior economia do mundo.

Que novidades Janet Yellen pode dar?

A subida dos juros nos Estados Unidos e o ritmo a que deverão acontecer futuros incrementos do preço do dinheiro na maior economia têm centrado as atenções dos investidores. Depois de na última reunião a Fed ter decidido mais um aumento dos juros e ter dado mais sinais de que o ritmo de subida será lento, será importante perceber se o discurso se mantém. Esta quinta-feira será um bom dia para o perceber, já que a presidente da Reserva Federal norte-americana — Janet Yellen — dará um discurso no âmbito de uma conferência organizada pelo banco central norte-americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião