5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Margarida Peixoto
  • 24 Fevereiro 2017

Hoje há dados chave nos EUA para antecipar o momento em que Yellen vai pressionar o gatilho e subir juros. Na Europa, atenção às declarações de Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia.

Hoje vão ser divulgados uma série de indicadores de atividade económica aos quais vai querer estar atento. Há dados sobre a venda de casas novas nos Estados Unidos e o relatório mensal da Administração de Informação Energética dos Estados Unidos. Na banca, há resultados do Royal Bank of Scotland e, na zona euro, esteja atento aos indicadores de confiança dos consumidores italianos e franceses, bem como ao último dia da visita de Valdis Dombrovskys, vice-presidente da Comissão Europeia, a Portugal.

Saem dados sobre a venda de casas nos EUA

Nos Estados Unidos, vão ser conhecidos os dados sobre a venda de casas novas. Os números são importantes para avaliar o ritmo da atividade económica norte-americana — um fator determinante para a decisão de Janet Yellen, à frente da Reserva Federal. Ainda esta quarta-feira, com a divulgação das minutas da última reunião do banco central, ficou a saber-se que a intenção da presidente da Fed é subir juros “muito em breve”.

Reservas de petróleo norte-americanas

O relatório mensal da Administração de Informação Energética dos Estados Unidos (EIA) vai fornecer dados sobre as reservas de petróleo da maior economia do mundo. A informação é essencial num momento em que a OPEP tem vindo a acordar cortes de produção para fazer subir o preço da matéria-prima.

Resultados do Royal Bank of Scotland

Continua a temporada de apresentação de resultados. Hoje é a vez do Royal Bank of Scotland revelar as contas de 2016. Os analistas da Bloomberg antecipam receitas de 12,35 mil milhões de libras, perdas antes de impostos na ordem dos 4,09 mil milhões e custos totais de 8,68 mil milhões de libras.

Confiança dos consumidores italianos e franceses

Em Itália é divulgada uma bateria de indicadores de atividade económica: índice de vendas e de encomendas da indústria, confiança dos consumidores e confiança dos empresários. Em França também serão revelados os índices de confiança dos consumidores. Somados, estes dados permitem avaliar o andamento de duas economias fundamentais da zona euro.

Valdis Dombrovskis fala em Lisboa

O vice-presidente da Comissão Europeia termina hoje a sua visita a Portugal. Haverá uma conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças, Mário Centeno, onde será possível medir o pulso ao sentimento de Bruxelas em relação ao caminho seguido pela economia nacional. Esta quinta-feira, em Bruxelas, Dombrovskis sublinhou que o Programa Nacional de Reformas português vai ser determinante para a Comissão avaliar se o Governo está a fazer o suficiente para corrigir os desequilíbrios macroeconómicos identificados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião