Revista de imprensa internacional

A Suécia está estupefacta com as declarações de Trump, dando a entender que tinha havido um ataque terrorista naquele país. O Brexit continua na ordem do dia e no Brasil já se fala em retoma económica

Enquanto no Reino Unido, Theresa May continua a braços com o Brexit, os Estados Unidos prosseguem a saga de Donald Trump: desta vez é um hipotético atentado na Suécia a marcar a atualidade. De visita a Espanha, o presidente francês quer que Rajoy volte a entrar na cúpula europeia. Ainda em Espanha, a Amazon, que já anunciou também que vai expandir a atividade no Reino Unido, vai criar mais 500 empregos. Do outro lado do Atlântico, talvez à boleia do Carnaval, o governo brasileiro prevê a retoma económica.

FT

Brexit e o direito dos cidadãos

O Brexit continua a dar que falar e as incertezas à volta da saída do Reino Unido da União Europeia são mais que muitas. Em causa está o destino de quatro milhões de expatriados da UE e dos britânicos. Diplomatas da UE dizem que a confusão é enorme, sobretudo no que diz respeito às negociações à volta dos direitos dos cidadãos. Quer a UE, quer Londres concordam que é preciso um acordo recíproco para garantir os direitos dos cidadãos da UE na Grã-Bretanha e dos britânicos na UE, mas os detalhes do acordo não são fáceis. Em causa estão definições de residência, direitos de pensão, filhos, casamentos, divórcios, e até mesmo crimes que se possam vir a cometer e eventuais deportações. Leia a notícia completa em Financial Times (acesso pago).

El País

Hollande convida Rajoy para voltar para a direção da UE

O presidente francês, François Hollande, quer que Mariano Rajoy volte a integrar o núcleo diretivo da União Europeia, num ano particularmente difícil para a Europa, a braços com o Brexit e com a incerteza à volta das eleições em França, Alemanha e Holanda. A notícia é avançada pelo jornal espanhol El País (acesso grátis), que cita fontes diplomáticas. Hollande estará esta segunda-feira em Málaga no âmbito da XV da cimeira espanhola-francesa acompanhado por seis membros do seu governo.

Le Monde

Suécia estupefacta com declarações de Trump

Apesar de o incidente ser motivo de chacota na Internet, as autoridades em Estocolmo estão a levar o assunto muito a sério tendo mesmo já pedido explicações aos Estados Unidos. Em causa estão as declarações do presidente americano, Donald Trump a sugerir que teria ocorrido um atentado na Suécia na noite de sexta-feira. Durante um discurso na Florida e, para justificar a necessidade de manter a segurança nos Estados Unidos, Trump exemplificou com a ocorrência de ataques terroristas em países europeus, entre os quais o da Suécia. Entretanto Trump já justificou as declarações com a Fox News. Leia a notícia completa em Le Monde (acesso gratuito).

Expansión

Amazon vai criar 500 empregos em Espanha, em 2017

A Amazon vai criar este ano mais de 500 empregos em Espanha, devendo terminar o ano de 2017 com mais de 1500 colaboradores. Com estes números, o gigante mundial aumenta em mais de 50% o número de funcionários em Espanha. As estimativas da Amazon apontam para que, em toda a Europa, atinjam o número recorde de 15.000 postos de trabalho, escreve o Expansión (acesso grátis).

Estadão

Governo brasileiro aponta cinco setores como motores da retoma económica

Há sinais positivos na economia brasileira, o que está a deixar otimista o governo brasileiro. A expectativa do executivo é que, no final do último trimestre, a economia brasileira esteja a crescer a um ritmo de 2% face ao trimestre homólogo de 2016. Fabio Kanczuk, secretário da Politica Económica do Ministério da Fazenda, fala mesmo no ponto de viragem que “deve ter acontecido em dezembro último”. Para justificar o fim da recessão económica — que atravessou 11 trimestres consecutivos — o governo identificou cinco setores de atividade: automóvel, minério de ferro, construção civil, agroalimentar, consumo. Leia a notícia completa Estadão (acesso grátis).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião