Intel reúne com Trump e acorda investimento de sete mil milhões

  • Marta Santos Silva
  • 8 Fevereiro 2017

A empresa vai terminar uma nova fábrica de chips no Arizona, e recebeu os aplausos do presidente pelo investimento "na inovação e nos empregos americanos! #AmericaFirst".

A reunião entre Donald Trump e o CEO da tecnológica Intel deu lucros: Brian Krzanich aproveitou o encontro na Casa Branca para anunciar que a Intel vai investir sete mil milhões de dólares (cerca de 6,5 mil milhões de euros) numa fábrica de produção de chips informáticos no estado do Arizona. Um investimento que valeu um elogio efusivo do novo presidente dos Estados Unidos, cunhado com a hashtag do seu novo slogan: #AmericaFirst (a América primeiro).

O investimento na fábrica, intitulada Fab 42, promete criar três mil empregos de altos salários no estado do Arizona, e criar indiretamente mais de dez mil empregos a longo prazo, segundo afirmou o CEO da Intel. Um anúncio que entusiasmou o presidente Donald Trump, cujas grandes promessas de campanha incluíam aumentar o emprego nos EUA. Através da sua conta pessoal do Twitter, Trump louvou o anúncio de Krzanich como “um grande investimento (de sete mil milhões) na inovação e nos empregos americanos”, fechando com a hashtag #AmericaFirst.

Em 2016, a Intel estivera nas notícias por uma vaga de despedimentos coletivos por todo o mundo, tendo despedido 12 mil trabalhadores num contexto de dificuldades económicas para o setor dos computadores pessoais.

A Intel foi uma das empresas que assinou a declaração amicus curiae contra a ordem executiva de Donald Trump que impede a entrada de cidadãos oriundos de sete países árabes nos Estados Unidos. Com esta reunião, o CEO da Intel reaproximou-se da administração Trump através de outro tema, afirmando, citado pela Forbes: “Apoiamos as políticas da administração de criar regras justas a nível global, tornando a manufatura americana competitiva além fronteiras através de novos padrões regulatórios e políticas de investimento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Intel reúne com Trump e acorda investimento de sete mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião