Wall Street abre semana em queda

A terceira semana da nova Administração traz acumulados vários problemas de imigração, contestação popular, relações diplomáticas e comerciais. Os investidores não estão a gostar da incerteza.

A incerteza continua a marcar a realidade norte-americana. No final da semana passada os mercados ficaram contentes com o anúncio de que Trump iria desregulamentar Wall Street, mas os conflitos relacionados com o decreto anti-imigração e as declarações sobre Putin estão a assustar a bolsa norte-americana.

Mesmo com os dados positivos relacionados com o emprego, divulgados na sexta-feira passada, os investidores não estão animados no início desta semana. O Dow Jones abriu a descer 0,2% para os 20.028,51 pontos, mantendo-se acima da linha dos 20 mil pontos. O S&P 500 acompanha essa descida com uma redução de 0,14% para os 2.294,09 pontos. Também em terreno negativo abriu o Nasdaq (-0,23%) para os 5.654,36.

Em causa estão as políticas isolacionistas que Donald Trump já anunciou ou prevê-se que vá anunciar, nomeadamente as restrições nos viajantes para os Estados Unidos. Além disso, confrontado com a afirmação “Putin é um assassino”, o Presidente dos EUA respondeu numa entrevista à FOX News que “há muitos assassinos”. “Acha que o nosso país é assim tão inocente?”, questionou.

Acresce a tensão atual entre Washington e Teerão com as sanções que Trump impôs ao Irão. “Algumas das mais recentes ordens executivas da Administração de Trump servem de lembrete que este Presidente vai seguir as promessas da campanha relacionadas com o comércio e imigração, que podem ser disruptivas para os mercados financeiros e a economia real”, recordou esta segunda-feira um analista da Goldman Sachs, Alec Phillips, citado pela Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre semana em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião