Parlamento debate gestão da Carris e STCP a 24 de fevereiro

A apreciação parlamentar do decreto-lei que municipaliza a gestão da Carris foi marcada para 24 de fevereiro. Os comunistas já disseram que querem fazer alterações ao diploma.

A entrega da gestão da Carris ao município de Lisboa, bem como o modelo de gestão escolhido para a STCP, vão ser debatidos na Assembleia da República a 24 de fevereiro, apurou o ECO, junto de fontes parlamentares. O agendamento foi feito na conferência de líderes desta quarta-feira.

O Executivo de António Costa decidiu reverter a concessão da Carris ao consórcio Ado Avanza e entregar a gestão da empresa à Câmara de Lisboa. Contudo, os comunistas discordam da opção pela municipalização e já avisaram que querem introduzir alterações ao decreto-lei aprovado pelo Governo.

Também o modelo de gestão escolhido para a STCP, que gere os transportes rodoviários do Porto, é contestado pelos comunistas. Tal como o ECO já noticiou, inicialmente, na fundamentação do pedido de apreciação parlamentar do diploma sobre a STCP, o PCP admitia propor a sua revogação. Contudo, esta hipótese foi abandonada e os comunistas querem agora propor alterações.

Perante as divergências de posição entre os comunistas e o Governo socialista, não é certo qual será o resultado do debate nem que alterações virão a ser aprovadas. O PSD, que será fundamental para contrariar a vontade do Governo caso o PCP, PEV, PS e BE não cheguem a uma posição conjunta, ainda não clarificou a sua opinião nestas matérias em concreto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento debate gestão da Carris e STCP a 24 de fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião