5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Ana Luísa Alves
  • 27 Janeiro 2017

A atenções dos investidores estarão viradas para a Europa e para os EUA. Por cá, a reunião do Eurogrupo continua. Nos EUA vai ser revelado o PIB do quarto trimestre, e Theresa May reúne-se com Trump.

Depois do Eurogrupo, é a vez da reunião do Ecofin, novamente em Bruxelas, desta vez para discutir a saúde da economia do Velho Continente. Da Europa para os EUA, com viagem marcada, está Theresa May, que se vai encontrar com Donald Trump. Sexta-feira é dia de ficar a conhecer também o estado de saúde da maior economia do mundo: o PIB do quarto trimestre vai ser revelado.

Depois do Eurogrupo, o Ecofin

Esta sexta-feira os ministros das finanças da União Europeia vão encontrar-se em Bruxelas para discutir o crescimento económico do Velho Continente. Apesar dos esforços de Mario Draghi, com o programa de compras de dívida soberana implementado para puxar pelas economias da Zona Euro levado a cabo pelo Banco Central Europeu, a recuperação tem sido lenta, e a inflação continua longe do alvo: abaixo, mas perto, de 2%. O índice de preços do consumidor para a Zona Euro estava nos 1,1% em dezembro.

Peña Nieto não vai, mas May reúne-se com Trump

Enquanto o primeiro-ministro mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelou a reunião marcada com Donald Trump, a primeira-ministra britânica Theresa May tem viagem marcada até Washington para se encontrar com o novo presidente nos EUA. Em cima da mesa vai estar a discussão do acordo comercial entre os dois países depois de o Reino Unido sair da União Europeia. Os dois líderes vão ainda falar acerca sobre a defesa contra o terrorismo, o conflito na Síria e a NATO, adiantou a primeira-ministra numa entrevista à BBC.

Como anda a economia norte-americana?

Vai ser revelado o PIB relativo ao quarto trimestre da maior economia do mundo. Os analistas sondados pela Bloomberg estimam que o PIB tenha crescido a um ritmo mais lento nos últimos meses do ano: 2,1%, em termos anuais. Nos EUA vão também ser reveladas as encomendas de bens duradouros relativas a dezembro, pelo Departamento do Comércio dos EUA. Os analistas sondados pela Bloomberg estimam um crescimento, um dado que deverá sinalizar que o setor industrial está a melhorar sustentadamente.

Agências de rating fazem mira a Espanha e ao Reino Unido

A Fitch vai publicar esta sexta-feira o relatório sobre o rating espanhol. A agência de rating já alertou que o país “falhou metas orçamentais vários anos consecutivos” e que “os esforços de consolidação estão sempre a ser adiados”. O nível atual é o BBB+. Será para manter? Ao mesmo tempo que a Fitch olha para o país vizinho, antes de se pronunciar sobre Portugal (na próxima semana), a Moody’s vai rever o rating do Reino Unido. A agência já tinha ameaçado baixar a notação em dezembro perante a iminência da saída da União Europeia.

Época de resultados continua

A época de apresentação de resultados das empresas europeias continua. Hoje é a vez da UBS Group apresentar as contas relativas ao ano passado. Segundo a Bloomberg, o maior banco suíço vai revelar um aumento de 21% nos lucros do quarto trimestre, na ordem dos 282 milhões de francos (262 milhões de euros), avançou o analista George Karamanos, da KBW, em Londres.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião