ANJE tem novo presidente: Adelino Costa Matos

Adelino Costa Matos sucede a João Rafael Koehler à frente da ANJE. O novo presidente quer reforçar o peso institucional da associação em diálogo com todos os stakeholders.

Adelino Costa Matos é o sucessor de João Rafael Koehler à frente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) para o triénio de 2017 a 2019 e tem como principal objetivo “reforçar o peso institucional e interventivo da ANJE em diálogo com todos os stakeholders“.

"O facto de o país falar hoje o dialeto do empreendedorismo, da inovação e das tecnologias, motivam a ANJE para um contributo efetivo no sentido do ‘scale up’ nacional.”

Adelino Costa Matos

Novo presidente da ANJE

Para Costa Matos — que é simultaneamente presidente executivo do grupo ASM Industries, grupo do universo do grupo A. Silva Matos –, existe a necessidade da intervenção “de um agente ativo na representação dos jovens, pugnado por condições favoráveis à inserção profissional e à materialização do empreendedorismo“. O novo responsável adianta ainda que “o facto de o país falar hoje o dialeto do empreendedorismo, da inovação e das tecnologias, motivam a ANJE para um contributo efetivo no sentido do “scale up” nacional”.

Da nova direção da ANJE, que tomou posse esta segunda-feira, fazem ainda parte, como vice-presidentes, Marco Belo Galinha do grupo Bel, José Pedro Sampaio de Freitas da Mota-Engil e Bruno de Carvalho da Active Aerogels.

Cinco linhas estratégicas

O novo mandato que agora se inicia tem como principais linhas estratégicas o reforço da voz institucional da ANJE, enquanto parceiro social e interlocutor privilegiado junto das entidades públicas; consolidar a ANJE como um dos principais players do ecossistema empreendedor nacional; fomentar o trabalho da ANJE no sentido do “scale up” das startups portuguesas, tendo em vista a afirmação global de um conjunto cada vez mais significativo de projetos tecnológicos; pautar a atuação da ANJE pelo equilíbrio de género advogado pelos órgãos sociais eleitos, intervindo em favor da igualdade nos vários contextos associativos e incrementar o papel da ANJE no combate ao desemprego jovem, através do incremento de novas ferramentas de apoio à inserção social.

Quem é o novo presidente da ANJE?

Adelino Costa Matos, filho de Adelino Silva Matos, é o presidente do grupo ASM Industries, empresas criadas com o intuito de diversificar a atividade do grupo A. Silva Matos, através da aposta no setor das energias renováveis. O novo presidente da ANJE é licenciado em Gestão pela Universidade de Aveiro tendo frequentado em 2013, o curso de Finanças para Executivos na INSEAD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANJE tem novo presidente: Adelino Costa Matos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião