PSI-20 no vermelho. Energia volta a pressionar

  • Rita Atalaia
  • 28 Dezembro 2016

A bolsa nacional regressou às perdas naquela que é a última semana de negociação do ano. O PSI-20 abriu a cair 0,12%, novamente penalizado pela queda da energia. Mas o índice já conseguiu recuperar.

A bolsa nacional abriu no vermelho, novamente pressionada pelas perdas na energia. Mas, mais uma vez, o setor recuperou e levou o PSI-20 à boleia dos ganhos, numa altura em que o mercado é dominado pela falta de direção e ausência dos investidores.

O PSI-20 abriu em baixa de 0,12% para 4.658,14 pontos. O setor energético foi novamente determinante para as perdas da bolsa nacional no arranque da sessão. Mas, à medida que o setor recuperou, o índice nacional também regressou ao verde, subindo agora 0,17%.

Apesar de a Galp Energia ter arrancado em baixa de 0,25%, a petrolífera subia agora 0,39% para 14,22 euros. O grupo EDP também começou a sessão com um tom misto, mas a cor dominante é agora o verde. A EDP ganha 0,72% para 2,94 euros, enquanto a EDP Renováveis avança 0,17% para 5,94 euros.

“O cenário não é mau, mas com alguns investidores de férias, há menos participantes”, diz Chihiro Ohta, um estratega da SMBC Nikko Securities, o que justifica a volatilidade no mercado, naquela que é a última semana de negociação do ano.

No entanto, hoje poderá haver um aumento do volume de negociação, já que Londres volta a abrir após quadro dias de interrupção, relembra o BPI. Na Europa, o Stoxx 600 segue praticamente na linha de água, subindo apenas 0,02%.

(Notícia atualizada às 08h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 no vermelho. Energia volta a pressionar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião