Portugal vende 1.000 milhões em dívida com custo mais baixo

Taxa de juro média exigida pelos investidores internacionais para comprar 1.000 milhões de euros em obrigações a cinco anos caiu para 1,751% depois da DBRS ter mantido rating de Portugal.

Portugal levantou esta quarta-feira mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a cinco anos, com a taxa de juro a recuar para os 1,751%, valor que compara com os 1,87% da emissão anterior comparável.

Este foi o primeiro leilão realizado depois de a agência DBRS ter mantido na sexta-feira o rating da dívida de Portugal no nível BBB (low), mantendo o país qualificado para o programa de compra de dívida do setor público do Banco Central Europeu (BCE), uma decisão que era esperada pelo mercado.

“É mais um passo para baixar o custo médio do financiamento do país e um sinal de que os investidores acreditam na manutenção do rating da DBRS“, referiu Filipe Silva, diretor de gestão de ativos do Banco Carregosa. “Aliás, tudo continuará a correr bem enquanto o BCE continuar a comprar a dívida portuguesa”, acrescentou o mesmo responsável.

Evolução dos juros das obrigações a cinco anos, em outubro

Fonte: Bloomberg (Valores em percentagem)
Fonte: Bloomberg (Valores em percentagem)

Apesar da taxa de financiamento ter recuado, o IGCP – Agência de Gestão da Dívida Pública registou uma procura menos forte da parte dos investidores, com a procura a superar 1,93 vezes a oferta – abaixo do rácio de 2,15 do último leilão comparável. Ainda assim, a agência conseguiu levantar o montante máximo indicativo proposto.

Para Marisa Cabrita, da Orey Financial, o facto de bid to cover ratio ter situado ligeiramente abaixo do anterior pode “refletir um menor interesse por parte dos yield hunters no actual nível de yield“. “Não obstante, existem outros desafios para a economia portuguesa, com especial destaque para as expectativas de crescimento modesto, tal como afirma a Fitch”, explica a gestora de ativos.

Em mercado secundário, os juros associados às obrigações a cinco anos mantinham tendência de descida em outubro, negociando há momentos nos 1,781%.

(notícia em atualizada às 10h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vende 1.000 milhões em dívida com custo mais baixo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião