5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

A semana que arranca hoje continuará a ser marcada pela apresentação de resultados empresariais. Na política, começa a aquecer a campanha eleitoral em França e na Alemanha.

O italiano Mario Draghi vai apresentar contas sobre o seu programa de compra de ativos, numa semana em que as empresas também vão continuar a prestar contas sobre o exercício de 2016.

Mario Draghi fala no Parlamento Europeu

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, vai estar hoje no Parlamento Europeu para falar aos eurodeputados por volta das 14h em Lisboa. Segue-se uma sessão de perguntas e respostas. O líder do BCE deverá falar das expectativas sobre as taxas de juro na Zona Euro e do programa de compra de ativos atualmente em curso.

Parlamento britânico analisa lei do Brexit

A Câmara dos Comuns arranca hoje com uma maratona de três dias para analisar ao detalhe a lei que vai dar poder a Theresa May para desencadear o Brexit. Na semana passada, o Parlamento votou no sentido de dar à primeira-ministra o poder de invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa junto da Comissão Europeia e, assim, desvincular o Reino Unido da União Europeia.

Empresas apresentam resultados

Esta segunda-feira é dia de a Toyota e a Ryanair apresentarem resultados relativos ao quarto trimestre e, assim, fecharem as contas do ano passado. A Toyota foi uma das empresas que esteve na mira de Donald Trump por ter anunciado que iria recentralizar a produção do modelo Corolla no México. No entanto, as ameaças fizeram-se valer e a empresa japonesa garantiu que vai investir dez mil milhões de dólares nos Estados Unidos nos próximos cinco anos.

BCE apresenta balanço mensal

Hoje é também o dia de o BCE apresentar o balanço mensal do programa de quantitive easing relativo ao mês de janeiro. O relatório irá pôr a descoberto o ritmo de compra de ativos da instituição liderada por Mario Draghi.

Preparativos para eleições na Europa

Esta segunda-feira, a chanceler alemã Angela Merkel e o antigo ministro alemão para a Alimentação, Agricultura e Proteção do Consumidor Horst Seehofer darão uma conferência de imprensa conjunta após uma reunião acerca da estratégia eleitoral que Merkel irá seguir nas eleições federais deste ano, na Alemanha. Em França, o candidato presidencial Emmanuel Macron, da ala mais à esquerda, irá andar por Paris e deverá revelar alguns detalhes acerca da candidatura às presidenciais deste ano em França.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião