Nem a EDP Renováveis deu luz à EDP

  • Leonor Rodrigues
  • 25 Janeiro 2017

Nem os ganhos da EDP Renováveis, nem os da Galp Energia,foram suficientes para suportar o índice português. Depois do corte da avaliação da EDP pelo Haitong, a elétrica cedeu. O PSI-20 caiu.

A bolsa portuguesa terminou a sessão em terreno negativo. Os ganhos da EDP Renováveis e da Galp Energia não foram suficientes para manter o PSI-20 acima da linha de água, com a EDP a pesar no desempenho do índice nacional num dia de ganhos nos restantes mercados da Europa.

O PSI-20 fechou a sessão desta quarta-feira a desvalorizar 0,07% para os 4.573,73 pontos. A EDP foi a grande responsável pelas perdas, que recuou 1,1% para os 2,70 euros por ação. As perdas acontecem depois de o Haitong cortar a avaliação da empresa liderada por António Mexia, ainda que mantenha a sua recomendação de comprar e a considere demasiado “barata”. Para este corte o banco de investimento considerou a pressão sobre a EDP Renováveis depois das eleições nos EUA e ainda o aumento da energia nuclear em Espanha.

Esta queda da EDP ofuscou os bons desempenhos da EDP Renováveis e da Galp Energia. A empresa liderada por Manso Neto avançou 2,3% para os 6,10 euros, já a Galp Energia valorizou 0,9% (14 euros por ação), sendo que também a Jerónimo Martins valorizou: 0,2% para os 15,65 euros.

Desta forma, e num novo dia de queda do BCP (0,53%), com os direitos a desvalorizarem 2,5%, para os 0,78 euros, Lisboa contrariou a tendência da Europa. O PSI-20 foi o único índice que não seguiu a tendência de ganhos das principais praças europeias: a bolsa de Madrid valorizou 1,82%, a de Frankfurt 2% e a de Londres 0,32%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nem a EDP Renováveis deu luz à EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião