Pokémon Go foi a app mais descarregada no iPhone em 2016

O jogo fez emergir a nostalgia de uma geração e não se falou de outra coisa no verão. E foi assim que se tornou na aplicação mais descarregada de 2016.

O Pokémon Go só chegou no verão de 2016, mas a onda de popularidade bastou para ser a aplicação mais descarregada do ano no iPhone. A informação foi divulgada pela Apple num comunicado esta quinta-feira, onde apelida o jogo da Nintendo de um “fenómeno cultural”.

A aplicação da Niantic foi a que mais downloads conseguiu, mas o Super Mario Run também está no top das aplicações mais descarregadas em todo o mundo. Apesar disso, o último jogo lançado pela Nintendo não conseguiu tanto sucesso como o Pokémon Go: o preço elevado, cerca de 10 euros para ter acesso ao jogo completo, tem afastado os jogadores. Além dos dois jogos, a Apple destaca outras aplicações, tal como Prisma, Reigns, Procreate, Lumino City, Sweat With Kayla e djay Pro.

A Apple revela ainda que o primeiro dia de 2017 foi o mais concorrido de sempre. O comunicado fala em 240 milhões de receitas através das compras dos consumidores. O mês de dezembro já tinha sido de recorde também: ao todo foram transacionados três mil milhões de dólares. Ao todo, em 2016, os programadores de aplicações tiveram receita de 20 mil milhões de dólares, mais 40% face a 2015.

A App Store tem, neste momento, 2,2 milhões de aplicações no total, “mais 20% em comparação com o ano anterior”. Neste momento está presente em 155 países. O mercado chinês foi o que mais cresceu — “uns incríveis 90%” — mas os Estados Unidos da América, o Japão e o Reino Unido é onde estão a maior parte dos clientes.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa (mariana.barbosa@eco.pt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pokémon Go foi a app mais descarregada no iPhone em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião