Desigualdade: Espanha quer saber salários de homens e mulheres

  • Leonor Rodrigues
  • 26 Dezembro 2016

Mariano Rajoy quer que as empresas espanholas informem o governo sobre os salários dos seus trabalhadores, distinguindo homens e mulheres. A ideia é a de combater a desigualdade entre géneros.

O governo espanhol está comprometido em reduzir a desigualdade de género nas empresas. Para isso, o executivo de Rajoy está a analisar a implementação de uma medida que obriga as empresas com menos de 50 trabalhadores a informarem o governo sobre os salários dos trabalhadores, distinguindo homens e mulheres.

O governo diz ter “em mente o objetivo de reduzir as disparidades salariais entre homens e mulheres”, embora afirme que “a implementação dos meios necessários devem ser objeto de negociação e debate”, de acordo com o Expansión. A medida surge em resposta à recomendação da Comissão Europeia de março de 2014 sobre o reforço da igualdade na remuneração de homens e mulheres.

Em média, em 2014 os homens espanhóis ganhavam cerca de 25.727 euros e as mulheres 19.744 euros por ano. Espanha é o sexto país com a maior diferença salarial (16,5%) entre os 28 Estados-membros da União Europeia, acima da média da Zona Euro (16,1%).

Por outro lado, apesar de ter maior formação profissional, as mulheres vencem em precariedade em praticamente todos os níveis salariais, principalmente nos níveis inferiores a 30 mil euros anuais. Cerca de dois milhões de mulheres (75%) trabalham a tempo parcial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desigualdade: Espanha quer saber salários de homens e mulheres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião